You are currently viewing Língua Portuguesa – Um bilhete pode mudar tudo

Língua Portuguesa – Um bilhete pode mudar tudo

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE BILHETES.

OS BILHETES SÃO TEXTOS COMUNICATIVOS QUE CONTÉM MENSAGENS SIMPLES QUE SÃO ESCRITOS EM PEQUENOS PAPÉIS E ENVIADOS PARA A AMIGA DE ESCOLA, IRMÃO, MÃE E ETC.

 Disponível em:     <https://br.freepik.com/vetores-gratis/vetor-de-adesivo-de-jornal-pontilhado-rosa-salmao_18234172.htm#page=2&query=BILHETE&position=24&from_view=search&track=sph> Acesso em 25, setembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – UM BILHETE PODE MUDAR TUDO

QUESTÃO 1

OS BILHETES NÃO TÊM REGRAS PARA SEREM ESCRITOS, CADA PESSOA ESCREVE DE ACORDO COM SUA IDEIA. PODE SER USADO PARA DIVERSAS FINALIDADES: DEIXAR UM RECADO, FAZER UM CONVITE, COMUNICAR UMA NOVIDADE, ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES. FAÇA A CORRESPONDÊNCIA ADEQUADA ESCREVENDO NOS CÍRCULOS O NÚMERO INDICADO:

  1. BILHETE DE PEDIDO
  2. BILHETE DE AGRADECIMENTO
  3. BILHETE DE ELOGIO

QUESTÃO 2

UM BILHETE PODE MUDAR TUDO! O BILHETE PODE INFORMAR ALGO MUITO IMPORTANTE. IMAGINE SE NO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO, ANTES DA CHAPEUZINHO SAIR DE CASA, ELA TIVESSE RECEBIDO UM BILHETE INFORMANDO QUE HAVIA UM LOBO NA FLORESTA ENGANANDO AS PESSOAS. PODERIA EVITAR QUE CHAPEUZINHO PARASSE E CONVERSASSE COM O LOBO, NÃO É MESMO? QUE TAL ELABORAR UM BILHETE ALERTANDO, INFORMANDO SOBRE ALGO IMPORTANTE E MUDANDO O DESENROLAR DOS CONTOS? ESCREVA UM BILHETE PARA UM DOS PERSONAGENS DOS CONTOS ABAIXO, TRAZENDO ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA ALTERAR A HISTÓRIA.

1- ESCOLHA UM CONTO:

  • BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
  • JOÃO E MARIA
  • OS TRÊS PORQUINHOS
  • O PEQUENO POLEGAR

2- PARA QUEM VOCÊ ESCREVERÁ O BILHETE (QUE PERSONAGEM RECEBERÁ O BILHETE)?

3- ESCREVA O BILHETE.

4- APÓS ESCREVER UM BILHETE É NECESSÁRIO REVISAR E REFLETIR:

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 2 E ATIVIDADE 2 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-2o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros.
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.