Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Um bilhete pode mudar tudo
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE BILHETES.
VEJA O BILHETE SEGUINTE:
IMAGINA SÓ QUE VOCÊ TEM A CHANCE DE DEIXAR UM BILHETE PARA OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO! O QUE VOCÊ DIRIA PARA O LOBO, OU ATÉ MESMO PARA A VOVÓ?
QUAL SERIA A MENSAGEM? O QUE VOCÊ ESCREVERIA EM POUCAS PALAVRAS? VOCÊ SABE A ESTRUTURA DE UM BILHETE?
O GÊNERO TEXTUAL “BILHETE” É UM TIPO DE TEXTO CURTO E INFORMAL, USADO PARA TRANSMITIR MENSAGENS RÁPIDAS E DIRETAS.
O BILHETE COSTUMA SER ESCRITO À MÃO OU IMPRESSO EM PEQUENOS PAPÉIS E É USADO EM SITUAÇÕES DO DIA A DIA, COMO RECADOS ENTRE FAMILIARES, COLEGAS DE ESCOLA OU TRABALHO.
GERALMENTE, O BILHETE CONTÉM UMA SAUDAÇÃO, A MENSAGEM PRINCIPAL E UMA DESPEDIDA. É COMUM USAR UMA LINGUAGEM SIMPLES, COM FRASES CURTAS, E O TOM PODE SER CARINHOSO, AMIGÁVEL OU OBJETIVO, DEPENDENDO DA RELAÇÃO ENTRE O EMISSOR E O DESTINATÁRIO.
O BILHETE PODE SER USADO PARA DIVERSAS FINALIDADES, COMO DEIXAR RECADOS, FAZER LEMBRETES, ENVIAR CONVITES INFORMAIS, EXPRESSAR AGRADECIMENTOS OU COMUNICAR ALGO BREVE E DIRETO.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
OS BILHETES NÃO TÊM REGRAS PARA SEREM ESCRITOS, CADA PESSOA ESCREVE CONFORME SUA PRÓPRIA INTENÇÃO E ESTILO. PODE SER USADO PARA DIVERSAS FINALIDADES: COMO DEIXAR RECADOS, FAZER LEMBRETES, ENVIAR CONVITES INFORMAIS, EXPRESSAR AGRADECIMENTOS OU COMUNICAR ALGO BREVE E DIRETO. FAÇA A CORRESPONDÊNCIA ADEQUADA ESCREVENDO NOS CÍRCULOS O NÚMERO INDICADO:
- BILHETE DE PEDIDO
- BILHETE DE AGRADECIMENTO
- BILHETE DE ELOGIO
QUESTÃO 2
O BILHETE É CARACTERIZADO POR SER UM TEXTO
(A) LONGO E FORMAL.
(B) CURTO E DIRETO.
(C) ACOMPANHADO DE IMAGENS.
(D) ORIENTADOR, INSTRUCIONAL.
QUESTÃO 3
UM EXEMPLO DE BILHETE É
(A) UM TEXTO FORMAL ENVIADO POR E-MAIL.
(B) UMA CARTA PESSOAL ENVIADA PELOS CORREIOS.
(C) UM RECADO DEIXADO NA PORTA DA GELADEIRA.
(D) UM RELATÓRIO DE TRABALHO EXTENSO.
QUESTÃO 4
UM BILHETE PODE MUDAR TUDO! O BILHETE PODE INFORMAR ALGO MUITO IMPORTANTE. IMAGINE SE NO CONTO DA CHAPEUZINHO VERMELHO, ANTES DA CHAPEUZINHO SAIR DE CASA, ELA TIVESSE RECEBIDO UM BILHETE INFORMANDO QUE HAVIA UM LOBO NA FLORESTA ENGANANDO AS PESSOAS. PODERIA EVITAR QUE CHAPEUZINHO PARASSE E CONVERSASSE COM O LOBO, NÃO É MESMO? QUE TAL ELABORAR UM BILHETE ALERTANDO, INFORMANDO SOBRE ALGO IMPORTANTE E MUDANDO O DESENROLAR DOS CONTOS? ESCREVA UM BILHETE PARA UM DOS PERSONAGENS DOS CONTOS ABAIXO, TRAZENDO ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA ALTERAR A HISTÓRIA.
1- ESCOLHA UM CONTO:
- BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
- JOÃO E MARIA
- OS TRÊS PORQUINHOS
- O PEQUENO POLEGAR
2- PARA QUEM VOCÊ ESCREVERÁ O BILHETE (QUE PERSONAGEM RECEBERÁ O BILHETE)?
3- ESCREVA O BILHETE.
4- APÓS ESCREVER UM BILHETE É NECESSÁRIO REVISAR E REFLETIR:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, entre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos, acumulativos, entre outros. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |