You are currently viewing Língua Portuguesa – Todas as coisas têm nome

Língua Portuguesa – Todas as coisas têm nome

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa  foi veiculada na TV no dia 5/8/2021 aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você?

Já imaginou como a nossa comunicação seria confusa se as pessoas ou objetos não tivessem nomes que os identificassem? 

Os substantivos são palavras que nomeiam os indivíduos e as coisas. Eles podem ser classificados de formas diferentes, como por exemplo, ao analisar se dependem de outros seres para existirem, no modo como se formam e até mesmo se referem a um conjunto de elementos da mesma espécie. 

Nessa videoaula estudaremos as classificações dos substantivos e conheceremos algumas palavrinhas novas que enriquecerão o vocabulário. 

Vamos começar?

ATIVIDADE 1

Observe a lista de compras de produtos que serão adquiridos em uma feira.

Um quilograma de maçã

Dois cachos de uvas

Três réstias de alho

Duas unidades de couve-flor

Quinhentos gramas de grão-de-bico

1 – Nessa lista de compras há produtos que podem ser considerados como substantivos compostos? Quais?

2 – A partir da relação de produtos, indique quais palavras referem-se ao conjunto de elementos da mesma espécie, ou seja, quais são os substantivos coletivos. 

ATIVIDADE 2

Veja as imagens a seguir e escreva a palavra que deu origem a cada substantivo:


LIMOEIRO

Dentista, Paciente, Atendimento Odontológico, Médica DENTISTA
Marinheiros, Saudar, Isolado, Pé, Reino Unido, Nuvens MARINHEIRO
Sapateiro, Idade Média, Couro, Nuremberg, Workshop SAPATEIRO

ATIVIDADE 3

O dicionário é uma obra que nos permite entender o significado de vários substantivos, esclarecendo qual é o sentido que a palavra possui.

1 – Procure no dicionário e, em seu caderno, registre o significado dos substantivos. Caso não tenha um dicionário impresso, consulte o online no seguinte endereço: 

https://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE

ALEGRIA:

ROUPA:

JARDIM:

RAIVA:

2 – Agora que você já procurou o significado dos substantivos, preencha o quadro, informando quais são substantivos concretos e quais são abstratos.


CONCRETOS

ABSTRATOS


Habilidade estruturante (EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, – izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
Referências:https://pixabay.com/pt/photos/lim%C3%A3o-limoeiro-%C3%A1rvore-frutas-852244/
https://pixabay.com/pt/photos/dentista-paciente-428646/
https://pixabay.com/pt/photos/marinheiros-saudar-isolado-p%C3%A9-81781/
https://pixabay.com/pt/photos/sapateiro-idade-m%C3%A9dia-couro-852994/