Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 5/8/2021 aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
Já imaginou como a nossa comunicação seria confusa se as pessoas ou objetos não tivessem nomes que os identificassem?
Os substantivos são palavras que nomeiam os indivíduos e as coisas. Eles podem ser classificados de formas diferentes, como por exemplo, ao analisar se dependem de outros seres para existirem, no modo como se formam e até mesmo se referem a um conjunto de elementos da mesma espécie.
Nessa videoaula estudaremos as classificações dos substantivos e conheceremos algumas palavrinhas novas que enriquecerão o vocabulário.
Vamos começar?
ATIVIDADE 1
Observe a lista de compras de produtos que serão adquiridos em uma feira.
Um quilograma de maçã
Dois cachos de uvas
Três réstias de alho
Duas unidades de couve-flor
Quinhentos gramas de grão-de-bico
1 – Nessa lista de compras há produtos que podem ser considerados como substantivos compostos? Quais?
2 – A partir da relação de produtos, indique quais palavras referem-se ao conjunto de elementos da mesma espécie, ou seja, quais são os substantivos coletivos.
ATIVIDADE 2
Veja as imagens a seguir e escreva a palavra que deu origem a cada substantivo:
LIMOEIRO |
DENTISTA |
MARINHEIRO |
SAPATEIRO |
ATIVIDADE 3
O dicionário é uma obra que nos permite entender o significado de vários substantivos, esclarecendo qual é o sentido que a palavra possui.
1 – Procure no dicionário e, em seu caderno, registre o significado dos substantivos. Caso não tenha um dicionário impresso, consulte o online no seguinte endereço:
https://michaelis.uol.com.br/busca?id=OWQE
ALEGRIA:
ROUPA:
JARDIM:
RAIVA:
2 – Agora que você já procurou o significado dos substantivos, preencha o quadro, informando quais são substantivos concretos e quais são abstratos.
CONCRETOS | ABSTRATOS |
Habilidade estruturante | (EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). (EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, – izar/-isar (regulares morfológicas). (EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). (EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. (EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras. (EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos. |
Referências: | https://pixabay.com/pt/photos/lim%C3%A3o-limoeiro-%C3%A1rvore-frutas-852244/ https://pixabay.com/pt/photos/dentista-paciente-428646/ https://pixabay.com/pt/photos/marinheiros-saudar-isolado-p%C3%A9-81781/ https://pixabay.com/pt/photos/sapateiro-idade-m%C3%A9dia-couro-852994/ |