You are currently viewing Língua Portuguesa – Tirinhas: histórias que divertem!

Língua Portuguesa – Tirinhas: histórias que divertem!

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TIRINHAS, TEXTOS CONCISOS, MAS CHEIOS DE SIGNIFICADOS E RECURSOS VISUAIS.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-colorido-de-quadrinhos_18305086.htm#query=TIRINHA&position=30&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – TIRINHAS: HISTÓRIAS QUE DIVERTEM!

QUESTÃO 1

O TERMO “TIRINHAS” VEM DO CONCEITO DE TIRAS DE PAPEL. ESSE GÊNERO TEXTUAL SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS DEVIDO À FALTA DE ESPAÇO NOS JORNAIS PARA A PUBLICAÇÃO DESSES TEXTOS. A TIRINHA É UM GÊNERO DERIVADO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. NORMALMENTE, AS TIRINHAS TÊM DE 3 A 6 QUADRINHOS E APENAS 1 OU 2 PERSONAGENS.

AGORA É COM VOCÊ! FAÇA A LEITURA DA TIRINHA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES:

Disponível em:<https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/> Acesso em 18, outubro de 2022.

1-  VOCÊ GOSTA DE LER TIRINHAS? POR QUÊ?

2- PELA FALA E EXPRESSÃO DO CABEÇA OCA  NO SEGUNDO QUADRINHO, COMO ELE ESTÁ?

(A) TRISTE

(B) CONFUSO

(C) ALEGRE

(D) INDIGNADO

3- NO ÚLTIMO QUADRINHO, O QUE O CABEÇA OCA ESTÁ FAZENDO? QUE RECURSOS FORAM UTILIZADOS PARA REPRESENTAR O QUE ELE ESTÁ FAZENDO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

AS TIRINHAS APRESENTAM BALÕES DE VARIADOS TIPOS E FORMAS QUE MOSTRAM OS DIÁLOGOS DOS PERSONAGENS OU SUAS IDEIAS. OS BALÕES AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NAS FALAS DAS PERSONAGENS. O FORMATO DOS BALÕES REPRESENTA A EXPRESSÃO DESEJADA NO MOMENTO DA COMUNICAÇÃO DOS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. IDENTIFIQUE A SEGUIR O SENTIDO DE CADA BALÃO.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefacio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF35LP02-A) Selecionar livros, revistas e jornais da biblioteca, sala de leitura, cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, (incluindo autores da literatura goiana)justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemioticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.