You are currently viewing Língua Portuguesa – Tirinhas: histórias que divertem!

Língua Portuguesa – Tirinhas: histórias que divertem!

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-colorido-de-quadrinhos_18305086.htm#query=TIRINHA&position=30&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – TIRINHAS: HISTÓRIAS QUE DIVERTEM!

Tirinhas: histórias que divertem!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TIRINHAS, TEXTOS CONCISOS, MAS CHEIOS DE SIGNIFICADOS E RECURSOS VISUAIS.

VOCÊ JÁ SE DIVERTIU LENDO UMA TIRINHA? ELAS SÃO AQUELAS HISTÓRIAS CURTAS E ILUSTRADAS QUE ENCONTRAMOS EM JORNAIS, REVISTAS, LIVROS OU ATÉ NA INTERNET.

FAÇA A LEITURA DA TIRINHA ABAIXO:

Disponível em:<https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/> Acesso em 18, outubro de 2022.

AS TIRINHAS SÃO PEQUENAS HISTÓRIAS CONTADAS COM DESENHOS E TEXTOS. GERALMENTE, ELAS TÊM APENAS ALGUNS QUADRINHOS, MAS SÃO SUPER CRIATIVAS! 

EM CADA QUADRINHO, APARECEM OS PERSONAGENS VIVENDO SITUAÇÕES ENGRAÇADAS, CURIOSAS OU ATÉ CRÍTICAS SOBRE O DIA A DIA.

CARACTERÍSTICAS DAS TIRINHAS:

1. ESTRUTURA CURTA: GERALMENTE COMPOSTAS POR DOIS A QUATRO QUADRINHOS, MAS PODEM TER MAIS OU ATÉ MESMO APENAS UM.

2. TEXTO E IMAGEM INTEGRADOS: O TEXTO APARECE DENTRO DE BALÕES DE FALA (DIÁLOGO), BALÕES DE PENSAMENTO OU COMO NARRATIVA COMPLEMENTAR.

3. HUMOR OU CRÍTICA: MUITAS TIRINHAS TÊM O OBJETIVO DE FAZER RIR (HUMOR) OU PROVOCAR REFLEXÃO (CRÍTICA SOCIAL, POLÍTICA OU COMPORTAMENTAL).

4. PERSONAGENS RECORRENTES: ALGUMAS TIRINHAS TÊM PERSONAGENS FIXOS, COMO O CABEÇA OCA, GARFIELD, CALVIN E HAROLDO, OU A TURMA DA MÔNICA.

5. LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA: A LINGUAGEM É ACESSÍVEL, USANDO POUCAS PALAVRAS E FOCANDO NA CLAREZA PARA SER COMPREENDIDA RAPIDAMENTE.

6. SEQUÊNCIA DE EVENTOS: AS TIRINHAS TÊM UMA NARRATIVA COM INÍCIO, MEIO E FIM, MESMO SENDO MUITO BREVE.

7. APELO VISUAL: OS DESENHOS SÃO ESTILIZADOS, EXPRESSIVOS E PODEM VARIAR DO SIMPLES AO DETALHADO.

8. ELEMENTOS GRÁFICOS: BALÕES DE FALA E PENSAMENTO: MOSTRAM AS FALAS OU PENSAMENTOS DOS PERSONAGENS.

9. VEICULAÇÃO DIVERSIFICADA: PUBLICADAS EM JORNAIS, REVISTAS, REDES SOCIAIS, LIVROS OU MATERIAIS EDUCATIVOS.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O TERMO “TIRINHAS” VEM DO CONCEITO DE TIRAS DE PAPEL. AS TIRINHAS SÃO PEQUENAS HISTÓRIAS CONTADAS COM DESENHOS E TEXTOS.

AGORA É COM VOCÊ! FAÇA A LEITURA DA TIRINHA ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES:

Disponível em:<https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/> Acesso em 18, outubro de 2022.

A-  VOCÊ GOSTA DE LER TIRINHAS? POR QUÊ?

_______________________________________________________________________________________________

B- PELA FALA E EXPRESSÃO DO CABEÇA OCA  NO SEGUNDO QUADRINHO, COMO ELE ESTÁ? 

( ) TRISTE

( ) CONFUSO

( ) ALEGRE

( ) INDIGNADO

C- NO ÚLTIMO QUADRINHO, O QUE O CABEÇA OCA ESTÁ FAZENDO? QUE RECURSOS FORAM UTILIZADOS PARA REPRESENTAR O QUE ELE ESTÁ FAZENDO? 

_______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

O OBJETIVO PRINCIPAL DAS TIRINHAS É

(A) ENSINAR CONTEÚDOS CIENTÍFICOS COMPLEXOS E DETALHADOS.

(B) PROPOR UMA NARRATIVA EXTENSA E CHEIA DE REVIRAVOLTAS.

(C) DIVERTIR, PROVOCAR REFLEXÃO OU ABORDAR SITUAÇÕES DO COTIDIANO.

(D) APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE O TEXTO E O FORMATO DOS BALÕES.

QUESTÃO 3

AS TIRINHAS PODEM SER ENCONTRADAS 

(A) APENAS EM MEIOS CONCRETOS, JORNAIS IMPRESSOS E REVISTAS. 

(B) EXCLUSIVAMENTE NA INTERNET EM FORMATO ONLINE, NAS REDES SOCIAIS.

(C) EM JORNAIS, REVISTAS, REDES SOCIAIS, LIVROS E MATERIAIS EDUCATIVOS.

(D) APENAS EM LIVROS DIDÁTICOS USADOS NOS AMBIENTES ESCOLARES.

QUESTÃO 4

AS TIRINHAS APRESENTAM BALÕES DE VARIADOS TIPOS E FORMAS QUE MOSTRAM OS DIÁLOGOS DOS PERSONAGENS OU SUAS IDEIAS. OS BALÕES REPRESENTAM FALAS OU PENSAMENTOS. IDENTIFIQUE A SEGUIR O SENTIDO DE CADA BALÃO. 


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefacio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF35LP02-A) Selecionar livros, revistas e jornais da biblioteca, sala de leitura, cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, (incluindo autores da literatura goiana)justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemioticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.