You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos televisivos

Língua Portuguesa – Textos televisivos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>. Acesso em: 28, fev. 23

Textos televisivos

Olá estudantes!

Vocês já ouviram falar sobre os  textos televisivos?

Os textos televisivos são textos, diálogos e informações que vemos e ouvimos na televisão. Eles nos contam histórias, mostram notícias, anunciam produtos, entre outros. Esse tipo de texto pode ser lido ou falado por pessoas na TV.

Um exemplo muito utilizado são os roteiros. Os atores e apresentadores usam roteiros para saber o que dizer e quando dizer. Quando você assiste a um desenho animado, pode perceber também a utilização dos roteiros, pois os personagens seguem um roteiro com falas escritas. Da mesma forma, os comerciais seguem roteiros com informações dos produtos e tentam nos convencer a querê-los. Além disso, quando assistimos ao jornal da noite, o apresentador lê um texto com as notícias do dia.

Um roteiro de televisão é um documento essencial usado na produção de programas de TV. Ele descreve a narrativa, os diálogos, as cenas e as indicações necessárias para a produção do programa. 

Aqui está um modelo de roteiro de televisão:

Os textos televisivos são importantes porque nos ajudam a entender o que está acontecendo na TV, além de nos entreter e ensinar coisas novas.

Existem diferentes tipos de programas de TV e usos de textos na televisão. Veja alguns exemplos:

  • Programas de TV: usam roteiros nos shows, desenhos animados, séries, novelas, programas de esportes e muitos outros.
  • Notícias: usam textos que nos informam sobre o que está acontecendo no mundo, como notícias sobre eventos importantes e informações úteis.
  • Comerciais: usam roteiros nos anúncios, além dos textos que acompanham as embalagens dos produtos, como brinquedos, comida, roupas, etc.

Esses textos televisivos ajudam a criar o que vemos na TV e tornam a televisão uma fonte de entretenimento, informação e conectividade social.

ATIVIDADES

1- O que você entende sobre texto televisivo? Explique.



2- Qual é a importância dos textos televisivos?

(A) Apenas para entretenimento.

(B) Apenas para informar o público sobre eventos importantes.

(C) Para nos ajudar a entender o que está acontecendo na TV, entreter e ensinar coisas novas.

(D) Para aumentar o número de comerciais na televisão.

(E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.


3- O que é um roteiro de televisão?

(A) Um documento usado para a programação de canais de TV.

(B) Um guia para o público sobre como assistir a programas de TV.

(C) Um documento que descreve a produção de programas de TV, incluindo narrativa, diálogos e cenas.

(D) Um manual de instruções para ajustar a qualidade da imagem da televisão.

(E) Um relatório sobre quem assiste TV.


4- Observe o roteiro abaixo:

A) Qual é o assunto do roteiro:


B) A quem se destina:


C) Qual a importância desse tipo de programa:


D) Agora é com você! Em grupo, elabore um roteiro de um comercial referente a um produto novo, pode ser um brinquedo, cosmético, alimento, remédio entre outras possibilidades. Siga as orientações seguintes:

TÍTULO DO PROGRAMA:______________________________________________________________________________________
Episódio Nº:___________________________________________________________________________________________________
Data de Revisão:______________________________________________________________________________________________
Página Nº:_____________________________________________________________________________________________________
Cena 1:

Ação:
Texto:










Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(GO-EF15LP26) Conhecer e utilizar, com a ajuda do professor, ferramentas digitais, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis: som, imagens, gifs.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.