You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos pessoais, sujeito e predicado e transitividade verbal

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Para nos expressarmos, utilizamos diversas modalidades textuais, sejam elas orais ou escritas.

O diário, a autobiografia e a narrativa de memórias são gêneros voltados para a expressão pessoal de quem os produz. De maneiras mais específicas, cada um deles é composto por relatos pessoais que colocam em evidência o sujeito que vive os fatos narrados.

Ao estudar a estrutura e o funcionamento da língua, lidamos com várias possibilidades de elaborações textuais para efetivarmos a comunicação, que podem ser mais objetivas ou mais subjetivas, mais informativas, explicativas ou literárias, por exemplo. Pensando no desenvolvimento das habilidades de fala e escrita nos mais diversos usos da língua, a gramática normativa sistematiza regras para nos auxiliarem nesses processos. Ao pensar na constituição dos sujeitos, até mesmo em textos literários, como o diário e a autobiografia, não podemos desconsiderar as orientações da Gramática.

Nesta atividade, você estudará alguns aspectos da língua portuguesa, como sujeito e predicado e transitividade verbal, por meio de textos pessoais.

O sujeito é o termo da oração sobre o qual se declara algo. Ele pode ser um substantivo, pronome, numeral ou uma oração subordinada substantiva. O predicado, por sua vez, é o que se diz sobre o sujeito. Ele é formado pelo verbo e pelos complementos verbais, que podem ser objetos diretos ou indiretos, predicativos do sujeito, adjuntos adnominais, entre outros.

Vamos ver um exemplo:

O João comeu uma maçã.

Nesse exemplo, o sujeito é “o João”, pois algo está sendo declarado a seu respeito, enquanto o predicado é “comeu uma maçã”, isto é, aquilo que é dito sobre o sujeito João. “Comeu” é o verbo e “uma maçã” é o objeto direto, que recebe a ação do verbo.

Alguns verbos, quando empregados em determinadas orações, em determinados contextos,  pedem complemento para fazerem sentido. Outros verbos não têm essa necessidade. Isso está relacionado à transitividade verbal.

A transitividade verbal diz respeito à relação entre o verbo e o objeto. Quando o verbo expressa sentido completo, não precisa de complemento. Neste caso, ele é intransitivo.

Por exemplo:

A Laura sorriu. (verbo intransitivo)

Quando o verbo precisa de complemento para completar o sentido da oração, ele é transitivo. Alguns verbos podem ser transitivos diretos, ou seja, precisam de um objeto direto para completar seu significado (o complemento é ligado ao verbo sem preposição), e outros podem ser transitivos indiretos, que precisam de um objeto indireto (o complemento é ligado ao verbo por meio de preposição).

Por exemplo:

A Maria comprou um livro. (verbo transitivo direto)

O João necessita de um caderno novo para a matéria de Matemática. (verbo transitivo indireto)

É importante lembrar que alguns verbos podem ser tanto transitivos quanto intransitivos, dependendo do contexto da frase.

Espero que tenha ficado mais claro para você o que é sujeito, predicado e transitividade verbal. Pratique criando suas próprias frases e identificando seus elementos. Dessa forma, você ficará cada vez mais familiarizado com a gramática da língua portuguesa!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 1ºBi – Videoaula2 – Textos Pessoais, Sujeito e Predicado”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3yFz6wXro80> Acesso em 13 mar. 2022.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Leia, a seguir, um trecho de um romance memorialístico chamado Menino de Engenho, de José Lins do Rego.

O Santa Fé

Coitado do Santa Fé! Já o conheci de fogo morto. E nada é mais triste do que engenho de fogo morto. Uma desolação de fim de vida, de ruína, que dá à paisagem rural uma melancolia de cemitério abandonado. Na bagaceira, crescendo, o mata-pasto de cobrir gente, o melão entrando pelas fornalhas, os moradores fugindo para outros engenhos, tudo deixado para um canto, e até os bois de carro vendidos para dar de comer aos seus donos. Ao lado da prosperidade e da riqueza do meu avô, eu vira ruir, até no prestígio de sua autoridade, aquele simpático velhinho que era o Coronel Lula de Holanda, com o seu Santa Fé caindo aos pedaços. Todo barbado, como aqueles velhos dos álbuns de retratos antigos, sempre que saía de casa era de cabriolé e de casimira preta. A sua vida parecia um mistério. Não plantava um pé de cana e não pedia um tostão emprestado a ninguém.

(REGO, J. L. do. Menino de Engenho. 33. ed. , Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984, p.121-3)

Agora que você concluiu a leitura do texto, responda às questões.

QUESTÃO 1

No trecho Já o conheci de fogo morto o termo o está se referindo a quê ou a quem?

QUESTÃO 2

De acordo com o texto, Santa Fé é