You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos multissemióticos
https://pixabay.com/images/id-4791837/

Língua Portuguesa – Textos multissemióticos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://pixabay.com/images/id-4791837/ Acesso em 09, mar. 2022

Os textos multissemióticos são textos que apresentam muitos elementos, como imagens, ícones e desenhos em sua constituição, ou seja, são constituídos de várias linguagens (modos e semioses). Em geral, esses textos informam por meio de recursos visuais, além do texto verbal. Desse modo, eles podem apreender a linguagem verbal, visual, digital, sonora, entre outras.

Vamos explorar alguns exemplos de textos multissemióticos que você pode encontrar no seu cotidiano!

Um exemplo é o mapa mental, que consiste em um diagrama com palavras-chave, desenhos e linhas que conectam as ideias. Ele ajuda a organizar e visualizar informações de forma clara e rápida. Imagine que você precisa estudar sobre os animais. Com um mapa mental, você pode criar ramificações com os diferentes tipos de animais, como mamíferos, aves, répteis, e relacionar características e exemplos em cada ramo. Assim, você terá um guia visual para ajudar na compreensão do assunto.

Outro exemplo são os infográficos, que são representações visuais de dados, estatísticas ou processos. Considere uma pesquisa sobre alimentação saudável. Um infográfico pode apresentar, de forma clara e atrativa, os diferentes grupos de alimentos, suas propriedades e benefícios para o corpo. Com imagens, gráficos e informações concisas, fica mais fácil entender como montar uma dieta equilibrada.

As histórias em quadrinhos (HQ) também são textos multissemióticos. Elas combinam texto escrito, imagens e balões de fala para contar uma história de forma visualmente atrativa. As HQs são ótimas para estimular a imaginação e compreensão de narrativas. Por exemplo, uma HQ sobre a importância da reciclagem pode mostrar personagens interagindo com o meio ambiente, destacando os benefícios e os impactos negativos de atitudes sustentáveis.

As tirinhas são um tipo específico de HQ, caracterizadas por serem curtas e apresentarem uma situação cômica ou reflexiva. Elas são encontradas em jornais, revistas e até mesmo na internet. Em uma tirinha, as imagens e os diálogos curtos são essenciais para a compreensão do humor ou da mensagem transmitida. Por exemplo, uma tirinha sobre bullying pode ilustrar uma situação de maneira engraçada, mas ao mesmo tempo fazer refletir sobre os efeitos negativos dessa prática.

Os textos multissemióticos são ferramentas valiosas para a comunicação humana, pois permitem que as pessoas explorem diferentes formas de representação e compreensão de informações. Eles tornam o aprendizado mais dinâmico, estimulante e fácil de assimilar. Portanto, aproveite esses recursos visuais em seus estudos, pois eles estão ao seu redor, prontos para te ajudar a ampliar seus conhecimentos de maneira divertida e eficaz!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 6º ano – Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 1ºBi Videoaula 3 – Textos Multissemióticos – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WOFAOp9pmaU&t=15s> Acesso em: 04, abr. 2022

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Leia a tirinha a seguir para responder às questões:

Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/institutoayrtonsenna/4724791148> Acesso em 09, mar. 20

QUESTÃO 1

Liste os elementos verbais e não verbais que constituem a tirinha.

QUESTÃO 2

Na questão anterior, você listou os elementos que constituem a tirinha. Agora, elabore um mapa mental retextualizando as informações que você apresentou.

QUESTÃO 3

Na tirinha de Senninha, a onomatopeia “vrruuummm” tenta reproduzir o ruído ou som de quê? O que você acha do emprego desse recurso em textos multissemióticos?

QUESTÃO 4

Em que consiste o humor na tirinha de Senninha?

QUESTÃO 5

Faça uma pesquisa sobre a temática do humor na produção de texto. Investigue quais gêneros textuais mais empregam o humor e quais recursos são utilizados para construir esse efeito. Depois de concluir sua pesquisa, transforme-a em um infográfico com o título “A construção do humor na produção de texto”.

QUESTÃO 6

Em um texto multissemiótico, como podemos compreender as informações além das palavras escritas?

(A) Apenas por meio das imagens presentes no texto.

(B) Apenas por meio dos elementos sonoros, como músicas ou sons ambientes.

(C) Através da combinação de diferentes recursos, como imagens, cores, símbolos e outros elementos visuais.

(D) Apenas por meio dos elementos táteis, como texturas ou relevos presentes no texto.

QUESTÃO 7

Qual é a função principal das imagens em um texto multissemiótico?

(A) Apenas para ilustrar o texto escrito.

(B) Para tornar o texto mais atraente visualmente.

(C) Para transmitir informações adicionais e complementar o texto escrito.

(D) Para substituir completamente as palavras escritas.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições  de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido  do texto.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022.
Infográfico. <https://www.significados.com.br/infografico/> Acesso em 09, mar. 2022
Infográfico. Wikidédia, 2022. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia> Acesso em 09, mar. 2022