Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Os textos multissemióticos ou multimodais são textos que combinam elementos verbais e não verbais, como imagens, símbolos, ícones, ilustrações etc. Eles estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano por conta dos meios de comunicação digital, nas redes sociais, sites, blogs e até memes.
Segundo Coscarelli e Novais, “no caso de textos multimodais, ou seja, daqueles textos compostos por várias modalidades sígnicas que não só a verbal, o leitor precisa reconhecer outras unidades além do léxico verbal, ou seja, precisa perceber as unidades dessas outras modalidades e integrá-las. Imagem, som, movimento, design são categorias de signos organizadas por elementos de natureza diversa, que precisam ser decodificados em unidades que vão contribuir para a construção do sentido.”
Na literatura, exemplos de textos multissemióticos são as histórias em quadrinhos (HQs) e a poesia concreta. A poesia concreta parte de um movimento artístico e cultural chamado Concretismo, que surgiu na Europa, no século XX. No Brasil, Décio Pignatari, Ferreira Gullar e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos foram escritores que fizeram parte desse movimento. Esse gênero literário tem como característica principal a combinação de linguagem verbal e não verbal, na qual letras, palavras, versos e estrofes da poesia formam imagens e símbolos. As HQs, por sua vez, apresentam palavras, balões de fala, expressões faciais dos personagens, cores e cenários. Tudo isso junto ajuda a contar a história. Se tivesse apenas o texto, ficaria mais difícil entender, não é? Essa junção de elementos verbais e não verbais colaboram para a multimodalidade do gênero.
As propagandas também compõem os textos multissemióticos. Muitas vezes, as propagandas usam imagens chamativas, slogans curtos e cores fortes para transmitir sua mensagem. Além disso, em comerciais de TV, elas ainda têm músicas e sons que ajudam a lembrar do produto.
Na internet, os memes são um exemplo clássico de textos multissemióticos. Eles misturam uma imagem engraçada ou conhecida com uma frase curta, geralmente com uma intenção humorística. Isso cria um efeito rápido de comunicação que muitas vezes dispensa explicações longas.
Outros textos multissemióticos são os infográficos. São textos que apresentam informações de maneira visual e escrita ao mesmo tempo. Gráficos, ícones e breves descrições ajudam a tornar o conteúdo mais fácil de entender.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o poema concreto de Fábio Bahia para responder ao que se pede nas questões 1 a 3.
QUESTÃO 1
O poema concreto de Fábio Bahia, por meio da disposição das palavras, forma a imagem de
(A) uma cobra.
(B) um redemoinho.
(C) um cachecol.
(D) uma bola.
QUESTÃO 2
De acordo com o poema, o eu lírico aconselha seu interlocutor a
(A) mentir de vez em quando.
(B) não mentir.
(C) não fechar caminhos.
(D) mentir quando for preciso.
QUESTÃO 3
A poesia concreta tem como característica principal a combinação de linguagem verbal e não verbal, na qual letras, palavras, versos e estrofes da poesia formam imagens e símbolos. Sabendo disso, crie um poema concreto que utilize as palavras para criar uma imagem associada ao seu tema.
QUESTÃO 4
Leia a tirinha de Jean Galvão, a seguir, e responda ao que se pede:
Para fazer sentido, o produtor da tirinha lançou mão de recursos verbais e não verbais, como palavras e desenhos. Considerando isso, explique como o efeito humorístico foi construído na tira.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. (EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3a pessoa etc. (EF69LP05-A-CG) Entender a crítica ou o humor de um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. COSCARELLI, C. V. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v.45, n.3, jul./set. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/fale/article/viewFile/8118/5807. Acesso em: 13 abr. 2021, p. 39 |