You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos multissemióticos: poesia concreta e tirinha

Língua Portuguesa – Textos multissemióticos: poesia concreta e tirinha

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: GOIÂNIA. SME. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; L. Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022, p. 89. Acesso em: 17, nov. 22

Os textos multissemióticos ou multimodais são textos que combinam elementos verbais e não verbais, como imagens, símbolos, ícones, ilustrações etc. Eles estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano por conta dos meios de comunicação digital, nas redes sociais, sites, blogs e até memes. 

Na internet, os memes são um exemplo clássico de textos multissemióticos. Eles misturam uma imagem engraçada ou conhecida com uma frase curta, geralmente com uma intenção humorística. Isso cria um efeito rápido de comunicação que muitas vezes dispensa explicações longas.

Outros textos multissemióticos são os infográficos. São textos que apresentam informações de maneira visual e escrita ao mesmo tempo. Gráficos, ícones e breves descrições ajudam a tornar o conteúdo mais fácil de entender.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º ano – 4º Bim – Videoaula 2 – Textos Multisemióticos – Disponível em: <https://youtu.be/M_Rv0YkC26U> Acesso em 21, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

Leia o poema concreto de Fábio Bahia para responder ao que se pede nas questões 1 a 3.

QUESTÃO 1

O poema concreto de Fábio Bahia, por meio da disposição das palavras, forma a imagem de

(A) uma cobra. 

(B) um redemoinho.

(C) um cachecol. 

(D) uma bola.

QUESTÃO 2

De acordo com o poema, o eu lírico aconselha seu interlocutor a

(A) mentir de vez em quando.

(B) não mentir.

(C) não fechar caminhos.

(D) mentir quando for preciso.

QUESTÃO 3

A poesia concreta tem como característica principal a combinação de linguagem verbal e não verbal, na qual letras, palavras, versos e estrofes da poesia formam imagens e símbolos. Sabendo disso, crie um poema concreto que utilize as palavras para criar uma imagem associada ao seu tema.

QUESTÃO 4

Leia a tirinha de Jean Galvão, a seguir, e responda ao que se pede:

Jean Galvão. Tirinha. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CjqIZoZOzT0/?igshid=MDJmNzVkMjY= cesso em: 13, out. 2022

Para fazer sentido, o produtor da tirinha lançou mão de recursos verbais e não verbais, como palavras e desenhos. Considerando isso, explique como o efeito humorístico foi construído na tira.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc. 
(EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3a pessoa etc.
(EF69LP05-A-CG) Entender a crítica ou o humor de um meme, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
COSCARELLI, C. V. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v.45, n.3, jul./set. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/fale/article/viewFile/8118/5807. Acesso em: 13 abr. 2021, p. 39