You are currently viewing Língua Portuguesa –  Textos jornalísticos com recursos semióticos

Língua Portuguesa – Textos jornalísticos com recursos semióticos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo do gênero textual notícia.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-lendo-com-um-texto-explicativo-vazio_23722162.htm#query=jornal%20desenho&position=9&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – TEXTOS JORNALÍSTICOS COM RECURSOS

Textos jornalísticos com recursos semióticos

Olá estudante!

Você tem o costume de ler notícias?

Veja o texto seguinte:

Disponível em:GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Qual é o tema principal da notícia?

O que você achou desta informação?

Ela informa: o que aconteceu, quando, onde e quem são os envolvidos.

A estrutura da notícia geralmente segue a pirâmide invertida, onde as informações mais importantes aparecem no início e as menos importantes, como detalhes adicionais e antecedentes, vêm depois.

O gênero notícia apresenta um título principal escrito em destaque e em seguida um título auxiliar.

O primeiro parágrafo da notícia é chamado de lide, deve conter as informações mais importantes, respondendo às perguntas básicas: quem, o quê, quando, onde, como e por quê.

Você já observou que existem outros elementos que também aparecem nas notícias?

São os recursos expressivos gráfico-visuais, elementos não textuais. Estes elementos ajudam na compreensão do texto e atrai os leitores.

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O infográfico, por exemplo, é uma representação visual de informações, dados ou conhecimentos, combinando elementos gráficos, como imagens, ilustrações, gráficos e texto, para transmitir uma mensagem de forma clara e eficaz.

QUESTÃO 1

A notícia é um gênero textual específico do jornalismo, cujo principal objetivo é informar o público sobre acontecimentos recentes, relevantes ou de interesse geral. Veja a notícia e realize as atividades propostas:

A) Qual o assunto que gerou a notícia?

_______________________________________________________________________________________________________________________

B) Onde ocorreu o fato?

C) Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia.

QUESTÃO 2

O texto que você leu é uma notícia. Isso se justifica por sua finalidade ser:

(A) apresentar um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência.

(B) passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

(C) contar uma história engraçada para divertir o leitor.

(D) informar fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.

QUESTÃO 3

Uma notícia deve informar elementos como

(A) quem, o quê, onde e por que.

(B) O que aconteceu, quando, onde e quem são os envolvidos.

(C) Quando, onde, como e por quê.

(D) O que aconteceu, por quê, quem e como.

QUESTÃO 4

Para garantir que uma informação importante seja transmitida ao leitor, os autores podem fazer uso de infográficos. Observe o seguinte exemplo e fique por dentro deste assunto!

Que tal elaborar um infográfico?

Assim sendo, você deverá fazer um levantamento de temas que sejam de interesse da comunidade escolar. Em seguida, faça uma pesquisa e selecione as informações e imagens que vão fazer parte do infográfico. Boa produção!

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéias).
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio doprofessor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando assemelhanças e diferenças de cada gênero.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.