You are currently viewing Língua Portuguesa –  Textos jornalísticos com recursos semióticos

Língua Portuguesa – Textos jornalísticos com recursos semióticos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo do gênero textual notícia. Esse tipo de texto aparece em jornais, revistas, televisão, rádio, internet e outros meios.

O foco é comunicar e levar, de forma clara, informações ao público sobre diferentes acontecimentos atuais, com uma linguagem clara e objetiva.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-menino-lendo-com-um-texto-explicativo-vazio_23722162.htm#query=jornal%20desenho&position=9&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – TEXTOS JORNALÍSTICOS COM RECURSOS

QUESTÃO 1

A notícia é caracterizada por nos informar sobre um fato, relatando aspectos principais, como: o que aconteceu, quando, onde e os envolvidos. Apresenta o fato de forma objetiva, sem opiniões de quem a escreve. Veja a notícia e realize as atividades propostas:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

1- O texto que você leu é uma notícia. Isso se justifica por sua finalidade ser:

(   ) Apresentar um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência.

( ) Passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

(   ) Contar uma história engraçada para divertir o leitor.

(   ) Informar fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.

2- De acordo com o texto, responda:

a)Qual o assunto que gerou a notícia?

_______________________________________________________________________________________________________________________

b)Onde ocorreu o fato?

c)Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia.

QUESTÃO 2

Para garantir que uma informação importante seja transmitida ao leitor, os autores podem fazer uso de infográficos, isto é, textos ligados a recursos gráficos como formas, cores, imagens e ícones. Um bom infográfico deve ser apresentado de modo organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por exemplo. Observe o seguinte exemplo e fique por dentro deste assunto!

Que tal elaborar um infográfico?

Assim sendo, você deverá fazer um levantamento de temas que sejam de interesse da comunidade escolar ou local. Selecione um e, a partir disso, comece uma pesquisa para obter informações que possam ser utilizadas no infográfico. Lembre-os de que o objetivo é informar o público-alvo sobre determinado assunto. Para tanto, pense em quem será o leitor e o meio de circulação. Após a pesquisa, selecione as informações e imagens que vão fazer parte do infográfico e comece a fazer um esboço dele, para que tenham uma ideia de onde irá o texto e onde irá a imagem. Boa produção!

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 3 E ATIVIDADE 3 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual.
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéias).
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio doprofessor ou com certa autonomia.
(EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando assemelhanças e diferenças de cada gênero.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.