You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de textos instrucionais.

Esses textos aparecem normalmente em receitas culinárias, regra de jogos, modo de usar de algum produto, comandos e etc.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/garota-segurando-o-personagem-de-desenho-a-lapis-com-volta-as-aulas-em-bla_30551755.htm#page=4&query=instru%C3%A7%C3%A3o&position=13&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – TEXTOS INSTRUCIONAIS

QUESTÃO 1

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. É responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, por exemplo. São exemplos desse tipo de texto: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc. 

Veja o texto instrucional:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

 1- O texto que você leu é um texto instrucional. Isso se justifica por sua finalidade ser:

(   ) Apresentar um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência. 

( ) Passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

(   )  Indicar procedimentos a serem realizados pelo leitor.

(   ) Informar fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.

2- De acordo com o texto, responda:

a) Qual o título do texto?
b) Em que locais podemos encontrar este tipo de texto?
c) Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia.
d) Você já brincou desta brincadeira?

3- Que tal brincar de passa-anel? Leia novamente as regras e responda:

Diisponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-sentadas_4906561.htm#query=crian%C3%A7as%20sentadasdesenho&position=3&from_view=search&track=ais> Acesso em 30, agosto de 2022.

  Quem está com o anel?

  • A criança que está com o anel está com as pernas cruzadas.
  • A criança que está com o anel usa bermuda.
  • A criança que está com o anel não está sentada nas pontas.
  • A criança que está com o anel é: ____________

QUESTÃO 2

O texto instrucional traz instruções em ordem cronológica, ou seja, na ordem em que as ações devem ser realizadas no tempo. Para facilitar a compreensão do leitor, muitas vezes, as ações são numeradas. Apresenta os elementos: título, subtítulo, preparação de materiais ou itens, corpo de explicação ou regras e referências. Veja a receita seguinte e realize as propostas:

  1. Identifique os elementos do texto instrucional e grife:

– Azul: título.

-Amarelo: a preparação de materiais. 

-Vermelho:  corpo de explicação ou regras. 

-Verde: referência.

2. Que tal escrever uma receita? Escolha uma receita de sua preferência e escreva:

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais einstruções/passos de jogo).
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.