Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de textos instrucionais.
Esses textos aparecem normalmente em receitas culinárias, regra de jogos, modo de usar de algum produto, comandos e etc.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. É responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, por exemplo. São exemplos desse tipo de texto: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc.
Veja o texto instrucional:
1- O texto que você leu é um texto instrucional. Isso se justifica por sua finalidade ser:
( ) Apresentar um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência.
( ) Passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
( ) Indicar procedimentos a serem realizados pelo leitor.
( ) Informar fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.
2- De acordo com o texto, responda:
a) Qual o título do texto? |
b) Em que locais podemos encontrar este tipo de texto? |
c) Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia. |
d) Você já brincou desta brincadeira? |
3- Que tal brincar de passa-anel? Leia novamente as regras e responda:
Quem está com o anel?
- A criança que está com o anel está com as pernas cruzadas.
- A criança que está com o anel usa bermuda.
- A criança que está com o anel não está sentada nas pontas.
- A criança que está com o anel é: ____________
QUESTÃO 2
O texto instrucional traz instruções em ordem cronológica, ou seja, na ordem em que as ações devem ser realizadas no tempo. Para facilitar a compreensão do leitor, muitas vezes, as ações são numeradas. Apresenta os elementos: título, subtítulo, preparação de materiais ou itens, corpo de explicação ou regras e referências. Veja a receita seguinte e realize as propostas:
- Identifique os elementos do texto instrucional e grife:
– Azul: título.
-Amarelo: a preparação de materiais.
-Vermelho: corpo de explicação ou regras.
-Verde: referência.
2. Que tal escrever uma receita? Escolha uma receita de sua preferência e escreva:
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 4 E ATIVIDADE 4 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais einstruções/passos de jogo). (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |