You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de Textos Instrucionais, principalmente sobre dobraduras ou origamis, próprios da cultura do Japão.

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-conceito-de-passaro-de-origami_22635601.htm#query=dobradura&position=17&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – TEXTOS INSTRUCIONAIS

QUESTÃO 1

Os japoneses nos ensinaram a conviver com seus costumes. Palavras como shiatsu, tatame, karatê, karaokê e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário brasileiro. Outra contribuição dos japoneses é a prática de origamis. “Ori” quer dizer “dobrar” e “kami” significa “papel”. Assim, o origami nada mais é do que “dobrar papel”. Veja o texto instrucional sobre a dobradura da raposa:

1- O que está sendo ensinado nesta instrução?

_______________________________________________________________________________________________

2- Quais as principais partes do texto de instrução de dobradura?

_______________________________________________________________________________________________

3- Faz diferença no texto a ordem dos procedimentos? E se faltar algum passo, como será possível construir a dobradura?

_______________________________________________________________________________________________

4- Qual a importância  das imagens no texto instrucional?

_______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

Textos Instrucionais: gênero textual, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo. Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros. Agora que você conhece a estrutura característica dos textos instrucionais, crie uma Receita Lúdica que instrua as pessoas a melhorarem alguns aspectos da sociedade. Inspire-se no modelo seguinte:

* Antes de elaborar sua receita, escolha o tema: Receita para preservar o meio ambiente;  Receita para acabar com a violência; Receita para espalhar a paz entre as pessoas; Receita para melhorar a aprendizagem.

* Pense nos ingredientes necessários para que haja um bom resultado final.

* Escreva a sua receita e não se esqueça de revisar seu texto.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/frasco-de-vidro-vazio-em-fundo-branco_11207672.htm#page=2&query=potes&position=11&from_view=search&track=sph> Acesso em 3, novembro de 2022.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 2 E ATIVIDADE 2 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-4o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
(EF05LP12-B) Produzir textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.