Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de Textos Instrucionais, principalmente sobre dobraduras ou origamis, próprios da cultura do Japão.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
Os japoneses nos ensinaram a conviver com seus costumes. Palavras como shiatsu, tatame, karatê, karaokê e muitas outras foram incorporadas ao vocabulário brasileiro. Outra contribuição dos japoneses é a prática de origamis. “Ori” quer dizer “dobrar” e “kami” significa “papel”. Assim, o origami nada mais é do que “dobrar papel”. Veja o texto instrucional sobre a dobradura da raposa:
1- O que está sendo ensinado nesta instrução?
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2- Quais as principais partes do texto de instrução de dobradura?
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3- Faz diferença no texto a ordem dos procedimentos? E se faltar algum passo, como será possível construir a dobradura?
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4- Qual a importância das imagens no texto instrucional?
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QUESTÃO 2
Textos Instrucionais: gênero textual, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo. Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros. Agora que você conhece a estrutura característica dos textos instrucionais, crie uma Receita Lúdica que instrua as pessoas a melhorarem alguns aspectos da sociedade. Inspire-se no modelo seguinte:
* Antes de elaborar sua receita, escolha o tema: Receita para preservar o meio ambiente; Receita para acabar com a violência; Receita para espalhar a paz entre as pessoas; Receita para melhorar a aprendizagem.
* Pense nos ingredientes necessários para que haja um bom resultado final.
* Escreva a sua receita e não se esqueça de revisar seu texto.
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Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF05LP12-B) Produzir textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |