Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
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Textos instrucionais
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de Textos Instrucionais, principalmente sobre dobraduras ou origamis, próprios da cultura do Japão.
Culturalmente, carregamos heranças de diversos povos. Os japoneses, por exemplo, nos deixaram costumes e práticas que hoje fazem parte do cotidiano, como o sushi na gastronomia, o origami nas artes, o karatê nas atividades físicas e o uso do tatame em diversas práticas.
Além disso, palavras como shiatsu, bonsai e karaokê foram incorporadas ao nosso vocabulário, mostrando como a cultura japonesa influenciou e enriqueceu a nossa.
Origami é a tradicional arte japonesa de dobrar papel para criar formas e figuras, como animais, flores e objetos, sem o uso de cortes ou cola.
O termo vem das palavras japonesas “ori” (dobrar) e “kami” (papel). No origami, cada dobradura é planejada para transformar uma simples folha de papel em uma escultura tridimensional, que pode ser simples, como um tsuru (pássaro símbolo de paz e boa sorte), ou bastante complexa, dependendo da habilidade e técnica de quem a faz.
Essa prática é apreciada em todo o mundo, sendo usada tanto como passatempo quanto como expressão artística.
Veja o exemplo:
Esse tipo de texto é instrucional.
Um texto instrucional é um tipo de texto que tem como objetivo orientar o leitor sobre como realizar uma atividade ou seguir um processo.
Ele fornece instruções detalhadas, geralmente em uma sequência lógica de passos, para que a pessoa consiga completar uma tarefa com sucesso.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Uma contribuição dos japoneses é a prática de origamis. “Ori” quer dizer “dobrar” e “kami” significa “papel”. Assim, o origami nada mais é do que “dobrar papel”. Veja o texto instrucional sobre a dobradura da raposa:
A- O que está sendo ensinado nesta instrução?
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B- Quais as principais partes do texto de instrução de dobradura?
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C- Faz diferença no texto a ordem dos procedimentos? E se faltar algum passo, como será possível construir a dobradura?
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D- Qual a importância das imagens no texto instrucional?
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QUESTÃO 2
O principal objetivo de um texto instrucional é
(A) contar uma história emocionante.
(B) explicar como realizar uma atividade.
(C) convencer o leitor a comprar algo.
(D) descrever um lugar ou objeto.
QUESTÃO 3
O texto instrucional caracteriza-se por
(A) apresentar fatos históricos em ordem cronológica.
(B) fornecer instruções detalhadas para realizar uma tarefa.
(C) relatar experiências pessoais de maneira subjetiva.
(D) explicar conceitos científicos complexos.
QUESTÃO 4
Textos Instrucionais é um tipo de texto que tem como objetivo orientar o leitor sobre como realizar uma atividade ou seguir um processo. Fazendo parte desta modalidade estão: regras de jogos, folhetos explicativos, instruções de provas, receitas culinárias, guias de cidades, entre outros. Agora, crie uma Receita Lúdica que instrua as pessoas a melhorarem alguns aspectos da sociedade. Inspire-se no modelo seguinte:
* Antes de elaborar sua receita, escolha o tema: Receita para preservar o meio ambiente; Receita para acabar com a violência; Receita para espalhar a paz entre as pessoas; Receita para melhorar a aprendizagem.
* Pense nos ingredientes necessários para que haja um bom resultado final.
* Escreva a sua receita e não se esqueça de revisar seu texto.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP10) Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF05LP12-B) Produzir textos instrucionais de regras de jogo, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF05LP11) Registrar, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, manual de regras de jogo entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |