You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Língua Portuguesa – Textos instrucionais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de textos instrucionais.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/garota-segurando-o-personagem-de-desenho-a-lapis-com-volta-as-aulas-em-bla_30551755.htm#page=4&query=instru%C3%A7%C3%A3o&position=13&from_view=search> Acesso em 31, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – TEXTOS INSTRUCIONAIS

Textos instrucionais

E você sabe o que são textos instrucionais?

Os textos instrucionais têm como objetivo orientar e instruir o leitor sobre como realizar tarefas ou atividades. Eles fornecem instruções detalhadas e passo a passo para garantir a execução correta. 

Exemplos comuns incluem manuais de instrução, receitas culinárias, tutoriais e regras de jogos. 

Em geral, esses textos apresentam: linguagem simples e direta, instruções  organizadas em uma ordem lógica e cronológica, facilitando o entendimento e a execução.

Organização de um texto instrucional:

  • Título: Descreve claramente o objetivo do texto.
  • Introdução: Explica brevemente o objetivo.
  • Lista de Materiais ou Ferramentas: Detalha todos os itens necessários.
  • Instruções Passo a Passo: Detalha as ações em ordem cronológica.
  • Dicas e Avisos: Inclui dicas úteis e avisos sobre dificuldades ou perigos.
  • Imagens ou Ilustrações (Opcional): Complementa as instruções com diagramas ou fotos.

Veja o texto seguinte:

lustrações, diagramas ou fotos podem ser extremamente úteis para complementar as instruções escritas e ajudar o leitor a visualizar cada etapa.

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. São exemplos desse tipo de texto: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc. 

Veja o texto instrucional:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O texto que você leu é um texto instrucional pois

(A) apresenta um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência. 

(B) passa através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

(C)  indica procedimentos a serem realizados pelo leitor.

(D) informa fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.

QUESTÃO 2

A) De acordo com o texto, responda:

Qual o título do texto?
Em que locais podemos encontrar este tipo de texto?
Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia.
Você já brincou desta brincadeira?
Que tal brincar de passa anel?
Diisponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-sentadas_4906561.htm#query=crian%C3%A7as%20sentadasdesenho&position=3&from_view=search&track=ais> Acesso em 30, agosto de 2022.

  Quem está com o anel?

  • A criança que está com o anel está com as pernas cruzadas.
  • A criança que está com o anel usa bermuda.
  • A criança que está com o anel não está sentada nas pontas.
  • A criança que está com o anel é: ____________

QUESTÃO 3

 O principal objetivo do texto instrucional é

(A) entreter o leitor com histórias envolventes.

(B)informar o leitor sobre notícias atuais.

(C)orientar e instruir o leitor sobre como realizar tarefas ou atividades.

(D) convencer o leitor a adotar uma opinião específica.

QUESTÃO 4

O texto instrucional traz instruções em ordem cronológica, ou seja, na ordem em que as ações devem ser realizadas no tempo. Veja agora a receita seguinte e realize as propostas:

A) Identifique os elementos do texto instrucional e grife:

-Azul: título.

-Amarelo: a preparação de materiais. 

-Vermelho:  corpo de explicação ou regras. 

-Verde: referência.

B) Que tal escrever uma receita? Escolha uma receita de sua preferência e escreva:


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.