You are currently viewing Língua Portuguesa – Textos do campo das práticas de estudo e pesquisa: o poder da investigação

Língua Portuguesa – Textos do campo das práticas de estudo e pesquisa: o poder da investigação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE  GRÁFICOS, TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, VOCÊ SABIA QUE… E RESUMOS. 

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menina-pesquisando-no-laptop-com-o-icone-de-educacao-isolado_11829992.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20pesquisando%20desenho&position=40&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ES

TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA: O PODER DA INVESTIGAÇÃO

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS TEXTOS DO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA?

TODA VEZ QUE PRECISAMOS REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, BUSCAMOS DIFERENTES MANEIRAS DE NOS INFORMAR.

PARA CONDUZIR UMA PESQUISA E/OU UM ESTUDO, É NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA VARIEDADE DE HABILIDADES E TÉCNICAS QUE INCLUEM A LEITURA, A ESCUTA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA.

VOCÊ SABE EXEMPLOS DE TEXTOS DO CAMPO DE ESTUDO E PESQUISA?

UM GÊNERO TEXTUAL QUE CIRCULA NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA É O “VOCÊ SABIA QUE…”

GERALMENTE, ESSE TIPO DE TEXTO BUSCA SURPREENDER O LEITOR COM CURIOSIDADES, FATOS INTERESSANTES OU INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE DETERMINADO TEMA. O OBJETIVO É CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR E DESPERTAR O INTERESSE PARA QUE ELE CONTINUE LENDO OU SE ENVOLVA MAIS COM O ASSUNTO ABORDADO.

VEJA O EXEMPLO:

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-grupo-de-criancas_4906502.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20DESENHO&position=44&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

OUTROS GÊNEROS  QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA: O TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O RESUMO.

O TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: É UM TIPO DE TEXTO MAIS ELABORADO. TEM COMO OBJETIVO TORNAR ACESSÍVEIS AO PÚBLICO EM GERAL OS RESULTADOS DE PESQUISAS E ESTUDOS CIENTÍFICOS. ELE BUSCA DESPERTAR O INTERESSE DO PÚBLICO PARA QUESTÕES CIENTÍFICAS E PROMOVER O ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORT NCIA DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE.

VEJA O EXEMPLO:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

O RESUMO É UM GÊNERO TEXTUAL QUE CONSISTE EM UMA SÍNTESE DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM TEXTO.

VEJA O EXEMPLO DO RESUMO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA APRESENTADO ANTERIORMENTE:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

TODA VEZ QUE PRECISAMOS REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE DETERMINADO ASSUNTO, BUSCAMOS DIFERENTES MANEIRAS DE NOS INFORMAR A RESPEITO. O TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, O RESUMO E VOCÊ SABIA QUE…, SÃO  GÊNEROS QUE CIRCULAM NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA. SABENDO DISSO, LEIA OS TEXTO E REALIZE AS ATIVIDADES SEGUINTES:

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/um-grupo-de-criancas_4906502.htm#page=2&query=crian%C3%A7a%20DESENHO&position=44&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

A) O TEXTO 1 É:

(   ) RESUMO

(   ) TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

(   ) VERBETE DE CURIOSIDADE

B) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE TEXTO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

D) QUAL LINGUAGEM FOI USADA?

_____________________________________________________________________________________________________________________

E) EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR ESTE TEXTO?

______________________________________________________________________________________________________________________

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A) O TEXTO 1 É:

(   ) RESUMO

(   ) TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

(   ) VERBETE DE CURIOSIDADE

B) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE TEXTO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

D) QUAL LINGUAGEM FOI USADA?

_____________________________________________________________________________________________________________________

E) EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR ESTE TEXTO?

______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

O OBJETIVO DO GÊNERO TEXTUAL “VOCÊ SABIA QUE…” NO CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA É

(A) FORNECER INFORMAÇÕES COMPLEXAS SOBRE DETERMINADO TEMA.

(B) SURPREENDER O LEITOR COM CURIOSIDADES E FATOS INTERESSANTES.

(C) APRESENTAR UMA ANÁLISE DETALHADA DE UM ESTUDO CIENTÍFICO.

(D) PROMOVER DEBATES ACADÊMICOS SOBRE QUESTÕES CIENTÍFICAS.

QUESTÃO 3

O PRINCIPAL OBJETIVO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA É

(A) APRESENTAR UMA ANÁLISE DETALHADA DE UM ESTUDO CIENTÍFICO.

(B) FORNECER INFORMAÇÕES COMPLEXAS SOBRE DETERMINADO TEMA.

(C) TORNAR ACESSÍVEIS AO PÚBLICO OS RESULTADOS DE PESQUISAS E ESTUDOS CIENTÍFICOS.

(D) PROMOVER DEBATES ACADÊMICOS SOBRE QUESTÕES CIENTÍFICAS.

QUESTÃO 4

O RESUMO É UM GÊNERO TEXTUAL QUE CONSISTE EM UMA SÍNTESE DAS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM TEXTO. 

AGORA É COM VOCÊ! VOCÊ DEVERÁ ELABORAR UM RESUMO SOBRE UM VERBETE DE CURIOSIDADE. PARA TANTO, INICIALMENTE PRECISARÁ PESQUISAR SOBRE UM VOCÊ SABIA QUE… BEM INTERESSANTE E EM SEGUIDA ESCREVA O SEU RESUMO. BOM TRABALHO! 

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/caderno-espiral-aberto-1405082/> Acesso em 15, agosto de 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
 (EF35LP05-B) Pesquisar, quando não houver compreensão inferencial, no dicionário, o significado de palavras ou expressões desconhecidas, lidas nos textos em estudos.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF15LP10-A/B) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário respeitando o interlocutor, para melhorar a comunicação e a interação com o grupo. 
(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e de pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.