You are currently viewing Língua Portuguesa – Texto instrucional: Palavras que ensinam

Língua Portuguesa – Texto instrucional: Palavras que ensinam

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-lendo-um-grande-livro_19747718.htm#page=3&query=crian%C3%A7a%20escola%20desenho&position=29&from_view=search>. Acesso em: 22 de março de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Port. – 4º Ano – 2º Bim – Videoaula 1 – Texto instrucional: Palavras que ensina

Texto Instrucional: Palavras que ensinam

Olá estudante!

Você sabe o que é um texto instrucional?

O texto instrucional é um gênero textual que fornece orientações e instruções, de como realizar uma determinada tarefa.

Esse tipo de texto é utilizado em manuais de instruções, guias, tutoriais, receitas culinárias, entre outros.

No texto instrucional as ações devem ser claras de forma sequencial e geralmente, apresenta um título, uma introdução que contextualiza a tarefa, uma lista de materiais ou ingredientes necessários e uma sequência de passos, regras para seguir.

Você conhece o jogo Stop?

Disponível em: <br.freepik.com/vetores-gratis/linda-garota-usando-uniforme-de-cientista-escrevendo-em-papel-em-branco_16461904.htm#page=4&query=crian%C3%A7a%20escola%20desenho&position=24&from_view=search>. Acesso em: 22 de março de 2022.

QUESTÃO 1

Você sabia que Textos Instrucionais de Regras de Jogos, trazem o passo a passo de como realizar um jogo? Para jogar o  Jogo Stop, por exemplo, é preciso ler as regras com atenção e descobrir como se joga para somente depois, jogar.

Que tal jogar o Jogo Stop? Você deverá, sortear as letras e responder a lista abaixo. Se for possível faça esta atividade em duplas.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-com-lapis-grande-na-cor-e-contorno-e-silhueta_9203919.htm#query=crian%C3%A7a%20com%20l%C3%A1pis%20desenho&position=12&from_view=search>. Acesso em: 22 de março de 2022.

QUESTÃO 2

O texto Regra de Jogos é um tipo de Texto Instrucional. Qual é a principal característica desse gênero? Marque a alternativa correta:

(A) Expressar emoções e opiniões pessoais.

(B) Contar histórias e narrativas complexas.

(C) Fornecer orientações e instruções para realizar uma atividade.

(D) Debater diferentes pontos de vista sobre um assunto.

(E) Possibilitar a comunicação entre pessoas distantes.

QUESTÃO 3

O texto instrucional pode ser encontrado em diversos meios. Identifique e marque a(s) opção(ões) correta(s):

I- Romance literário.
II-Manual de instruções
III- Tutorias
IV- Classificado de jornal.

(A) Itens corretos: I,II,III,IV.
(B) Itens corretos: II,III,IV.
(C) Itens corretos: II,III.
(D) Itens corretos: I,IV.
(E) Itens corretos: I,II,IV.

QUESTÃO 4

Chegou a hora de produzir um texto instrucional – Regra de jogo. Você deverá escolher um jogo, em seguida, elabore as regras. Não esqueça de colocar título, materiais utilizados e pontuação.

Nome do Jogo:
Materiais:
Regras:

Pontuação:

Autoria: Gabriele Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.