You are currently viewing Língua Portuguesa – Texto injuntivo

Língua Portuguesa – Texto injuntivo

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 15/03/2024

Texto injuntivo

Você já ouviu falar em texto injuntivo?

Não é um “bicho de sete cabeças”! Um texto injuntivo é um tipo de texto que ensina como fazer algo. Ele dá instruções claras sobre como realizar uma tarefa ou atividade.

Alguns exemplos de textos injuntivos:

1- Receitas de culinária:  2- Manuais de instruções:

3- Bula de remédio:                            4- Texto de Orientações: 

Quais são as principais características de um texto injuntivo?

1- Objetividade: O texto é direto ao ponto, focado em ensinar como realizar uma atividade específica.

2- Organização sequencial: As instruções são apresentadas em uma ordem lógica e sequencial, para guiar o leitor passo a passo na execução da atividade.

3- Verbos no modo imperativo: As instruções são frequentemente formuladas com verbos no modo imperativo, que indicam uma ordem ou comando, como “misture”, “corte”, “abra”, etc. É importante ressaltar que existem textos injuntivos com linguagem não-verbal, como o exemplificado acima. 

4- Clareza e simplicidade: As palavras e frases são simples e claras, facilitando a compreensão, especialmente para leitores mais jovens ou iniciantes.

5- Uso de elementos visuais: Muitas vezes, os textos injuntivos são acompanhados por ilustrações, fotos ou diagramas para auxiliar na compreensão das instruções.

6- Lista de materiais ou ingredientes: Antes de começar as instruções, geralmente há uma lista dos materiais ou ingredientes necessários para a realização da atividade.

Imagens disponíveis em:

https://www.canva.com/pt_br/modelos/EAFCDSvC2X4-receita-de-culinaria-saudavel-fit-verde-e-bege-post-instagram/ >  Acesso em 14, mar. 2024.

https://www.canva.com/design/DAF_gBkio7k/q8Rg3CD8o54QkxA6XrLpHw/edit > Acesso em 14, mar.2024

https://www.canva.com/design/DAF_fm6MahI/7M8NZ3qUlFDyxPpl-WgJTw/edit > Acesso em 14, mar. 2024

Questão 1

Um texto injuntivo é um texto que

(A) conta uma história.

(B) dá instruções sobre como fazer algo.

(C) fala sobre fatos.

(D) descreve um lugar.

Questão 2

São alguns exemplos de textos injuntivos

(A) as notícias e reportagens.

(B) as cartas e bilhetes.

(C) os poemas e rimas.

(D) as receitas de culinária e manuais de instruções.

Questão 3

Leia e observe o texto injuntivo (instrucional) abaixo:

  • Para jogar amarelinha de acordo com o manual de instruções fornecido, é necessário

(A) giz ou fita adesiva.

(B) papel e caneta.

(C) balões e bolas.

(D) pincéis e tintas.

  • O objetivo de desenhar o diagrama da amarelinha é para

(A) brincar de queimada.

(B) dançar sapateado.

(C) jogar amarelinha.

(D) fazer um desenho bonito.

Questão 4

Como você pode usar um texto injuntivo para aprender algo novo ou ensinar aos outros?

Questão 5

Agora é a sua vez de produzir um texto injuntivo (instrucional). Pode ser uma receita, manual e instruções de um jogo ou brincadeira, um texto de orientações ou uma bula de remédio novo que você inventou. Seja criativo! Não esqueça das partes que compõem cada um dos diferentes textos instrucionais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF_fm6MahI/7M8NZ3qUlFDyxPpl-WgJTw/edit?utm_content=DAF_fm6MahI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 15/03/2024.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF_gZD_wsw/_VI0QcrwwwvRii-Uq4WSDQ/edit > Acesso em 15/03/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/13798614 > Acesso em 15/03/2024. 

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. 
(EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais.
(EF03LP14-A) Perceber e identificar, na escrita de textos injuntivos instrucionais, as convenções desses gêneros, características e estrutura, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP14-C) Produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos, como verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF03LP16-A) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais, digitais ou impressos, os recursos léxico-gramaticais, como verbos imperativos, a diagramação, lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução, o modo de fazer, as imagens e os recursos gráfico-visuais.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 04/03/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 1º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 13 p. 

PRADO, Angélica; HÜLLE, Cristina. Entrelaços: língua portuguesa – 3º ano – ensino fundamental anos iniciais. São Paulo: Ftd, 2021. 304 p.