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Língua Portuguesa – Texto expositivo de divulgação científica

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


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Texto expositivo de divulgação científica

Você sabe o que é um texto expositivo de divulgação científica?

Não é tão complicado quanto você imagina. É como uma história que conta coisas sobre o mundo ao nosso redor, mas de uma forma mais educativa. Ele explica fatos científicos de uma maneira fácil de entender, para que todos possam aprender algo novo.

Você pode encontrar textos assim em livros de ciência para crianças, revistas de divulgação científica, sites educativos e até mesmo em programas de TV ou vídeos online que explicam coisas sobre o universo, animais, plantas e muito mais!

Ele é importante porque nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor. Nos faz pensar e questionar, além de despertar curiosidade sobre assuntos importantes como o meio ambiente, a saúde, as estrelas, entre outros. Quando aprendemos sobre ciência, podemos até mesmo ajudar a tornar o mundo um lugar melhor!

Veja abaixo um exemplo de texto expositivo de divulgação científica.

Texto expositivo de divulgação científica disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm > Acesso em 18/03/2024.

Aqui estão algumas características do texto expositivo de divulgação científica:

1- Padrão Formal da Linguagem: O texto científico utiliza uma linguagem formal, pois seu propósito é transmitir conhecimento de forma objetiva e precisa.

2- Ausência de Pessoalidade: Não é comum encontrar o uso da primeira pessoa (eu) neste tipo de texto, pois ele busca manter o foco nos fatos e não nas experiências pessoais do autor.

3- Presença de Termos Técnicos: O texto científico utiliza termos técnicos próprios da área em questão, tornando-o mais preciso e específico.

4- Estrutura de Exposição de Ideias: Geralmente, o texto científico é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, seguindo uma estrutura que permite uma organização lógica das informações apresentadas.

5- Baseado em fatos: Tudo que está no texto é baseado em experimentos ou estudos científicos.

Leia e observe o texto abaixo:

Texto disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-do-butantan-tem-eficacia-%E2%80%9Cmuito-satisfatoria%E2%80%9D-mas-ainda-esta-em-desenvolvimento-e-precisa-de-aprovacao-da-anvisa > Acesso em 19/03/2024.

Questão 1

O texto acima é um do tipo

(A) injuntivo.

(B) conto.

(C) teatral.

(D) expositivo de divulgação científica.

Questão 2

O texto acima informa que

(A) a vacina da dengue desenvolvida pelo Butantan tem eficiência muito satisfatória.

(B) a vacina da dengue não é eficaz e por isso o Butantan não está desenvolvendo pesquisas.

(C) a vacina da dengue está sendo pesquisada pelo Butantan e não ficará disponível para o público.

(D) o Butantan é um instituto de pesquisa que está desenvolvendo os mosquitos da dengue.

Questão 3

Podemos encontrar textos científicos

(A) apenas em livros de contos de fadas.

(B) nas revistas de moda.

(C) em sites educativos, livros de ciência e revistas de divulgação científica.

(D) apenas em histórias em quadrinhos.

Questão 4

O que podemos aprender lendo textos científicos? Em que eles nos ajudam?

Questão 5

Enumere 3(três) informações importantes que foram apresentadas no texto expositivo de divulgação científica desta atividade:

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF_4f67vpg/96WhLsJ7EirxX5LjIDPs2A/edit > Acesso em 22/03/2024.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF_4f67vpg/96WhLsJ7EirxX5LjIDPs2A/edit > Acesso em 22/03/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3962422 > Acesso em 22/03/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 18/03/2024.

GOIÁS. Matriz de habilidades essenciais para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 1º bimestre. SME- SUPPED, 2024. 13 p. 
MATOS, Talliandre. “Texto de divulgação científica”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-divulgacao-cientifica.htm. Acesso em 18 de março de 2024.

BRASIL. Ivana Silva. Fiocruz. Obesidade Infantil e na Adolescência. Disponível em: https://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.