Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
De acordo com Infante (1991), o texto é o resultado de um trabalho de tecer, de entrelaçar diversas partes pequenas com o objetivo de se ter um todo inter-relacionado. Nesse sentido, surge a ideia de textura ou tessitura de um texto: a rede de relações que garantem coesão, sua unidade do texto. Os efeitos de sentido, por sua vez, dizem respeito às várias possibilidades de expressão que o autor escolhe para transmitir uma mensagem. Ou seja, eles são expressos a partir de uma intenção comunicativa. Desse modo, o produtor do texto pode, intencionalmente, ser irônico, engraçado, ambíguo, provocar duplo sentido, por exemplo, por meio do texto.
O conjunto de características que fazem do texto um todo organizado e não somente um amontoado de frases é chamado de textualidade. Todo texto possui fatores de textualidade que colaboram para sua identidade e para provocar sentidos.
Independentemente do gênero textual, todo texto tem uma intencionalidade e provoca efeitos de sentido diversos, a partir das estratégias discursivas desenvolvidas por quem o produz.
Componentes da tessitura textual
Coesão
Refere-se à maneira como as partes do texto estão conectadas. A coesão é alcançada por meio de recursos linguísticos como:
Pronomes: Usados para evitar repetições desnecessárias (ex.: “Maria foi ao mercado. Ela comprou frutas”).
Conectores: Palavras ou expressões que estabelecem relações lógicas entre frases e parágrafos (ex.: “portanto”, “além disso”, “porém”).
Elipses: Omissão de palavras ou ideias que são facilmente entendidas pelo contexto (ex.: “Gosto de chocolate; ela, de baunilha”).
Coerência
Diz respeito à lógica e à consistência das ideias apresentadas. Um texto coerente faz sentido e segue um raciocínio claro. A coerência é garantida através de:
Sequência Lógica: As ideias são organizadas de maneira que cada uma segue naturalmente a anterior.
Temática: A presença de um tema central que guia o desenvolvimento das ideias ao longo do texto.
Estrutura
Refere-se à forma como o texto é organizado em termos de partes e subpartes. A estrutura pode variar dependendo do tipo de texto (narrativo, descritivo, dissertativo, etc.). Geralmente, a estrutura inclui:
Introdução: Apresenta o tema e o propósito do texto.
Desenvolvimento: Onde as ideias principais são exploradas e argumentadas.
Conclusão: Resume as ideias e pode apresentar uma reflexão final ou uma solução para um problema.
Exemplos Práticos
Para ilustrar a tessitura textual, vejamos dois exemplos de textos com diferentes graus de coesão e coerência:
A. Texto Bem Estruturado:
Introdução: “A importância da educação na sociedade moderna é inegável. Neste texto, discutiremos os principais benefícios que a educação proporciona.”
Desenvolvimento: “Primeiramente, a educação contribui para o desenvolvimento pessoal. Além disso, tem um papel fundamental na formação de cidadãos responsáveis. Por fim, a educação promove a igualdade de oportunidades.”
Conclusão: “Portanto, a educação é essencial para o progresso individual e coletivo. Investir na educação é investir no futuro da sociedade.”
B. Texto Mal Estruturado:
“Educação é importante. Muitas pessoas acham que estudar é bom. A sociedade precisa de educação para ter um futuro melhor. As escolas devem ensinar bem.”
No primeiro exemplo, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão estão claramente definidos e interligados, enquanto no segundo exemplo, a falta de conexão e desenvolvimento das ideias resulta em um texto menos coerente e coeso.
Em resumo, a tessitura textual é a arte de entrelaçar ideias e palavras para construir textos claros, coesos e coerentes. Ao dominar esse conceito, você se torna mais eficiente na criação de textos que comunicam eficazmente suas ideias e envolvem o leitor.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o seguinte cartum para responder às questões.
QUESTÃO 1
Descreva a situação exposta no cartum de Jean Galvão.
QUESTÃO 2
Um elemento inusitado no cartum que, geralmente, não faz parte do contexto apresentado é
(A) a árvore.
(B) o homem.
(C) o QR Code.
(D) a ilha.
QUESTÃO 3
Que efeito de sentido a presença do QR Code pode provocar no cartum, tendo em vista o uso da tecnologia em nosso cotidiano?
QUESTÃO 4
Se você tiver acesso a um celular que faz leitura de QR Code, aponte sua câmera para o QR Code que aparece no cartum de Jean Galvão. Que informação ele guarda? O que você acha da interação proposta pelo cartum?
QUESTÃO 5
No contexto da tessitura textual, o objetivo da coerência em um texto visa
(A) melhorar a estética visual do texto.
(B) garantir a conexão entre frases e parágrafos.
(C) assegurar que as ideias apresentadas sejam lógicas e consistentes.
(D) facilitar a identificação de erros gramaticais.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. (EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3a pessoa etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991. |