You are currently viewing Língua Portuguesa – Tabelas

Língua Portuguesa – Tabelas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com> Acesso em: 16, maio de  2023.

Tabelas

Olá, estudantes!

Imagine que você realizou uma pesquisa e precisa apresentar os dados coletados, incluindo quantidades e detalhes específicos. Como você faria?

Uma ótima opção seria utilizar tabelas. As tabelas são ferramentas que nos auxiliam a apresentar informações de forma rápida e clara, especialmente quando envolvem números.

Veja o exemplo seguinte:

A tabela nos permite organizar as informações combinando linhas e colunas, facilitando a busca pelas respostas que buscamos.

Cada coluna em uma tabela representa uma categoria ou variável, enquanto cada linha contém informações específicas relacionadas a essas categorias. Além disso, uma tabela deve incluir um título que descreva seu conteúdo, colunas verticais, linhas horizontais e também a fonte dos dados.

As tabelas são úteis em diversas situações, seja em pesquisas, estudos ou até mesmo para organizar informações de maneira divertida. Elas têm a capacidade de resumir grandes quantidades de dados de forma concisa, destacando os pontos principais e relevantes. Isso proporciona uma visão geral dos dados.

Ao utilizar tabelas, os leitores podem extrair informações importantes, comparar valores e compreender as relações entre diferentes variáveis de maneira mais clara e eficiente.

Portanto, as tabelas são uma ferramenta valiosa para a apresentação e organização de dados, tornando a compreensão mais fácil e possibilitando uma análise rápida e precisa.

Atividades

As tabelas são ferramentas que nos auxiliam a apresentar informações de forma rápida e clara, especialmente quando envolvem números.

1- Quais elementos devem estar presentes em uma tabela?

(A) Título, fonte dos dados e informações específicas.

(B) Título, colunas verticais, linhas horizontais e fonte

(C) A tabela deve incluir colunas verticais, linhas horizontais.

(D) Colunas verticais, linhas horizontais e fontes.

(E) A tabela deve incluir apresentação, fonte e colunas


2- Sobre as tabelas é correto afirmar:

I- Podemos usar tabelas em diversos momentos da vida, seja em pesquisas, estudos ou até mesmo para organizar informações de maneira divertida.

II- A tabela nos permite organizar as informações combinando linhas e colunas, facilitando a busca pelas respostas que buscamos.

III- Ao utilizar tabelas, os leitores podem extrair informações importantes, comparar valores e compreender as relações entre diferentes variáveis de maneira mais clara e eficiente.

(A) Apenas a afirmativa I é verdadeira

(B) Apenas a afirmativas II é verdadeira

(C) Apenas a afirmativa III é verdadeira

(D) Todas as afirmativas são falsas

(E) Todas as afirmativas são verdadeiras


3- Na tabela abaixo, apresentamos as preferências musicais de cinco pessoas: João, Maria, Pedro, Ana e Lucas. Foi utilizado as seguintes categorias de estilos musicais: Rock, Pop, Hip Hop, Eletrônica e Sertanejo. Observe e responda:

Pesquisados:RockPopHip HopEletrônicaSertanejo
JoãoXX
MariaXXX
PedroXX
AnaXX
LucasXXX

a) Conforme os dados da tabela, preencha o quadro:

João: gosta de ________________________________________

Maria: gosta de ________________________________________

Pedro: gosta de ________________________________________ 

Ana: gosta de_________________________________________

Lucas: gosta de ________________________________________

b) E você? Qual é a sua preferência musical:



















Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.