Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Tabelas
Olá, estudantes!
Imagine que você realizou uma pesquisa e precisa apresentar os dados coletados, incluindo quantidades e detalhes específicos. Como você faria?
Uma ótima opção seria utilizar tabelas. As tabelas são ferramentas que nos auxiliam a apresentar informações de forma rápida e clara, especialmente quando envolvem números.
Veja o exemplo seguinte:
A tabela nos permite organizar as informações combinando linhas e colunas, facilitando a busca pelas respostas que buscamos.
Cada coluna em uma tabela representa uma categoria ou variável, enquanto cada linha contém informações específicas relacionadas a essas categorias. Além disso, uma tabela deve incluir um título que descreva seu conteúdo, colunas verticais, linhas horizontais e também a fonte dos dados.
As tabelas são úteis em diversas situações, seja em pesquisas, estudos ou até mesmo para organizar informações de maneira divertida. Elas têm a capacidade de resumir grandes quantidades de dados de forma concisa, destacando os pontos principais e relevantes. Isso proporciona uma visão geral dos dados.
Ao utilizar tabelas, os leitores podem extrair informações importantes, comparar valores e compreender as relações entre diferentes variáveis de maneira mais clara e eficiente.
Portanto, as tabelas são uma ferramenta valiosa para a apresentação e organização de dados, tornando a compreensão mais fácil e possibilitando uma análise rápida e precisa.
Atividades
As tabelas são ferramentas que nos auxiliam a apresentar informações de forma rápida e clara, especialmente quando envolvem números.
1- Quais elementos devem estar presentes em uma tabela?
(A) Título, fonte dos dados e informações específicas.
(B) Título, colunas verticais, linhas horizontais e fonte
(C) A tabela deve incluir colunas verticais, linhas horizontais.
(D) Colunas verticais, linhas horizontais e fontes.
(E) A tabela deve incluir apresentação, fonte e colunas
2- Sobre as tabelas é correto afirmar:
I- Podemos usar tabelas em diversos momentos da vida, seja em pesquisas, estudos ou até mesmo para organizar informações de maneira divertida.
II- A tabela nos permite organizar as informações combinando linhas e colunas, facilitando a busca pelas respostas que buscamos.
III- Ao utilizar tabelas, os leitores podem extrair informações importantes, comparar valores e compreender as relações entre diferentes variáveis de maneira mais clara e eficiente.
(A) Apenas a afirmativa I é verdadeira
(B) Apenas a afirmativas II é verdadeira
(C) Apenas a afirmativa III é verdadeira
(D) Todas as afirmativas são falsas
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras
3- Na tabela abaixo, apresentamos as preferências musicais de cinco pessoas: João, Maria, Pedro, Ana e Lucas. Foi utilizado as seguintes categorias de estilos musicais: Rock, Pop, Hip Hop, Eletrônica e Sertanejo. Observe e responda:
Pesquisados: | Rock | Pop | Hip Hop | Eletrônica | Sertanejo |
João | X | X | |||
Maria | X | X | X | ||
Pedro | X | X | |||
Ana | X | X | |||
Lucas | X | X | X |
a) Conforme os dados da tabela, preencha o quadro:
João: gosta de ________________________________________
Maria: gosta de ________________________________________
Pedro: gosta de ________________________________________
Ana: gosta de_________________________________________
Lucas: gosta de ________________________________________
b) E você? Qual é a sua preferência musical:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |