You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA –  SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

LÍNGUA PORTUGUESA – SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VOCÊ OUVIU A HISTÓRIA DO PICNIC DO PORCO. A HISTÓRIA É SOBRE O PORCO QUE QUERIA CONVIDAR A DONA PORCA PARA UM PICNIC. NO CAMINHO DA CASA DELA O SEU PORCO ENCONTROU ALGUNS AMIGOS QUE QUERIAM DEIXAR O SEU PORCO MAIS BONITO. NA SUA OPINIÃO, ELE FICOU MAIS BONITO?

LP/TURMA B/2 ANO/CICLO DA INFÂNCIA

A AULA PROPÕE A LEITURA DE UMA HISTÓRIA: O PICNIC DO PORCO, INTERPRETAÇÃO E PALAVRAS SINÔNIMAS E ANTÔNIMAS.


AGORA, QUE TAL FAZER A ATIVIDADE?

ATIVIDADE 1

  1. PENSE EM OUTRO TÍTULO PARA A HISTÓRIA QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR.
  2. RECONTE A HISTÓRIA QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR PARA UMA PESSOA DA SUA FAMÍLIA.

ATIVIDADE 2

ESCREVA O SINÔNIMO E O ANTÔNIMO DAS PALAVRAS.


SINÔNIMOANTÔNIMO
BONITO
FELIZ
RÁPIDO
NERVOSO
COMEÇO
ACHAR
LONGE

VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • OUVIRAM A HISTÓRIA DO PICNIC DO PORCO E FAZER O RECONTO.
  • INTERPRETAR UMA HISTÓRIA, IDENTIFICANDO SUAS PERSONAGENS E AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ELAS.
  • SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS.
  • CONHECERAM PALAVRAS NOVAS.
  • VIRAM AS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM E GRAFIA DAS PALAVRAS, ALÉM DE AMPLIAR O VOCABULÁRIO.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF15LP05) PLANEJAR, COM A AJUDA DO PROFESSOR, O TEXTO QUE SERÁ PRODUZIDO, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA, OS INTERLOCUTORES (QUEM ESCREVE/PARA QUEM ESCREVE); A FINALIDADE OU O PROPÓSITO (ESCREVER PARA QUÊ); A CIRCULAÇÃO (ONDE O TEXTO VAI CIRCULAR); O SUPORTE (QUAL É O PORTADOR DO TEXTO); A LINGUAGEM, ORGANIZAÇÃO E FORMA DO TEXTO E SEU TEMA, PESQUISANDO EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, SEMPRE QUE FOR PRECISO, INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À PRODUÇÃO DO TEXTO, ORGANIZANDO EM TÓPICOS OS DADOS E AS FONTES PESQUISADAS.
(EF12LP01) LER PALAVRAS NOVAS COM PRECISÃO NA DECODIFICAÇÃO, NO CASO DE PALAVRAS DE USO FREQUENTE, LER GLOBALMENTE, POR MEMORIZAÇÃO.
(EF12LP02) BUSCAR, SELECIONAR E LER, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR (LEITURA COMPARTILHADA), TEXTOS QUE CIRCULAM EM MEIOS IMPRESSOS OU DIGITAIS, CONSIDERANDO AS NECESSIDADES E O INTERESSE.
(EF02LP02-C) DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DAS PALAVRAS OBSERVANDO O NÚMERO DE LETRAS, VOGAIS E CONSOANTES.
(EF02LP03) LER E ESCREVER PALAVRAS COM CORRESPONDÊNCIAS REGULARES DIRETAS ENTRE LETRAS FONEMAS (F, V, T, D, P, B) E CORRESPONDÊNCIAS REGULARES CONTEXTUAIS (C E Q; E E O, EM POSIÇÃO ÁTONA EM FINAL DE PALAVRA). (EF15LP03) LOCALIZAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS.
(EF12LP19) RECONHECER, EM TEXTOS VERSIF, RIMAS, SONORIDADES, JOGOS DE PALAVRAS, PALAVRAS, EXPRESSÕES, COMPARAÇÕES, RELACIONANDO-AS COM SENSAÇÕES E ASSOCIAÇÕES.
(EF15LP02) ESTABELECER EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VAI LER (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPADORAS DOS SENTIDOS, DA FORMA E DA FUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO), APOIANDO-SE EM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DESSE TEXTO, O GÊNERO, O SUPORTE E O UNIVERSO TEMÁTICO, BEM COMO SOBRE SALIÊNCIAS TEXTUAIS, RECURSOS GRÁFICOS, IMAGENS, DADOS DA PRÓPRIA OBRA (ÍNDICE, PREFÁCIO ETC.), CONFIRMANDO ANTECIPAÇÕES E INFERÊNCIAS REALIZADAS ANTES E DURANTE A LEITURA DE TEXTOS, CHECANDO A ADEQUAÇÃO DAS HIPÓTESES REALIZADAS. (EF02LP29) OBSERVAR, EM POEMAS VISUAIS, O FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, AS ILUSTRAÇÕES E OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF15LP17) APRECIAR POEMAS VISUAIS E CONCRETOS, OBSERVANDO EFEITOS DE SENTIDO CRIADOS PELO FORMATO DO TEXTO NA PÁGINA, DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO DAS LETRAS, PELAS ILUSTRAÇÕES E POR OUTROS EFEITOS VISUAIS. (EF15LP14) CONSTRUIR O SENTIDO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS, RELACIONANDO IMAGENS E PALAVRAS E INTERPRETANDO RECURSOS GRÁFICOS (TIPOS DE BALÕES, DE LETRAS, ONOMATOPEIAS). (EF02LP04) LER E ESCREVER CORRETAMENTE PALAVRAS COM SÍLABAS SIMPLES E COMPLEXAS: CV, V, VC, VCC, CVC, CCV, CVCC, CCVC, CCVCC, IDENTIFICANDO QUE EXISTEM VOGAIS EM TODAS AS SÍLABAS.
(EF02LP28) RECONHECER O CONFLITO GERADOR DE UMA NARRATIVA FICCIONAL E SUA RESOLUÇÃO, ALÉM DE PALAVRAS, EXPRESSÕES E FRASES QUE CARACTERIZAM PERSONAGENS E AMBIENTES.
(GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. (EF15LP18) RELACIONAR TEXTOS COM ILUSTRAÇÕES E OUTROS RECURSOS GRÁFICOS (LEITURA MULTISSEMIÓTICA).
(EF12LP11-B) ESCREVER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, OS GÊNEROS PREVISTOS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E O TEMA/ ASSUNTO DO TEXTO.
(EF02LP10) IDENTIFICAR SINÔNIMOS DE PALAVRAS DE TEXTO LIDO, DETERMINANDO A DIFERENÇA DE SENTIDO ENTRE ELES, E FORMAR ANTÔNIMOS DE PALAVRAS ENCONTRADAS EM TEXTO LIDO PELO ACRÉSCIMO DO PREFIXO DE NEGAÇÃO IN-/IM.

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. kASZA, keiko. The Pig’s Picnic. Canada: Sandcastle edition, 1992.