Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
Você sabia que nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido? Esse texto possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Dentro dos textos de notícias, temos: a notícia, a entrevista e a reportagem. Dentro dos textos de opinião, temos: o artigo e o editorial. Dentro dos textos de notícia e opinião, temos: crônica e a coluna. Veja o texto seguinte:
- Em qual meio de comunicação o texto pode ter sido publicado?
_______________________________________________________________________________________________________________________
- Qual é a finalidade desse tipo de texto?
( ) Despertar sentimentos
( ) Divertir o leitor
( ) Transmitir um ensinamento
( ) Informar o leitor e formar opiniões
- Assinale a alternativa que apresenta características desse gênero textual.
( ) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.
( ) Narrativa curta que geralmente apresenta animais como personagens.
( ) Texto jornalístico, veiculado em meios de comunicação. Utiliza uma linguagem formal, clara e objetiva e aborda temas sociais, políticos e econômicos.
( ) Texto organizado em versos e estrofes, constituído por rimas.
- Responda conforme o Texto “Gabriel, o Pensador doa R$ 10 mil a catador que devolveu dinheiro encontrado no lixo ao dono”:
QUESTÃO 2
AGORA É A SUA VEZ!
Utilizando os conhecimentos a respeito da estrutura e formação de uma reportagem, escreva uma reportagem com base em um acontecimento do seu dia a dia. Informe-nos a respeito de algum problema da sua escola e apresente uma possível solução. Não se esqueça de atribuir um título de impacto a sua reportagem.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. (EF05LP20-A) Analisar os textos midiáticos para público infantil, como filmes, desenhos animados, HQ, games, reconhecendo a força dos argumentos e seu poder de persuasão na apresentação de tais produtos. (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político- cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |