You are currently viewing Língua Portuguesa – Roda de jornal

Língua Portuguesa – Roda de jornal

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFSPh4M1TU/Tu7tRo9tu8AUqfSwNmoLOw/edit> Acesso em 3, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 1 – RODA DE JORNAL

QUESTÃO 1

Você sabia que nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido?  Esse texto possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Dentro dos textos  de notícias, temos: a notícia, a entrevista e a reportagem. Dentro dos textos  de opinião, temos: o artigo e o editorial. Dentro dos textos  de notícia e opinião, temos: crônica e a coluna. Veja  o texto seguinte:

1. Em qual meio de comunicação o texto pode ter sido publicado?

_______________________________________________________________________________________________________________________

1.   Qual é a finalidade desse tipo de texto?

( ) Despertar sentimentos

( ) Divertir o leitor

( ) Transmitir um ensinamento

( ) Informar o leitor e formar opiniões

1.  Assinale a alternativa que apresenta características desse gênero textual.

(  ) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.

(  ) Narrativa curta que geralmente apresenta animais como personagens.

( ) Texto jornalístico, veiculado em meios de comunicação. Utiliza uma linguagem formal, clara e objetiva e aborda temas sociais, políticos e econômicos.

( ) Texto organizado em versos e estrofes, constituído por rimas.

1. Responda conforme o Texto “Gabriel, o Pensador doa R$ 10 mil a catador que devolveu dinheiro encontrado no lixo ao dono”:
Disponível em:https://br.freepik.com/vetores-gratis/garota-segurando-o-personagem-de-desenho-a-lapis-no-fundo-branco_30161446.htm#page=4&query=crian%C3%A7a%20com%20l%C3%A1pis%20desenho&position=8&from_view=search&track=sph<> Acesso em 3, novembro de 2022

QUESTÃO 2

AGORA É A SUA VEZ!

Utilizando os conhecimentos a respeito da estrutura e formação de uma reportagem, escreva uma reportagem com base em um acontecimento do seu dia a dia. Informe-nos a respeito de algum problema da sua escola e apresente uma possível solução. Não se esqueça de atribuir um título de impacto a sua reportagem.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
(EF05LP20-A) Analisar os textos midiáticos para público infantil, como filmes, desenhos animados, HQ, games, reconhecendo a força dos argumentos e seu poder de persuasão na apresentação de tais produtos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político- cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.