You are currently viewing Língua Portuguesa – Roda de jornal

Língua Portuguesa – Roda de jornal

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFSPh4M1TU/Tu7tRo9tu8AUqfSwNmoLOw/edit> Acesso em 3, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 1 – RODA DE JORNAL

Roda de jornal

Olá estudante!

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo de textos jornalísticos.

O jornal e a reportagem têm uma relação essencial e complementar, pois a reportagem é um dos gêneros textuais que compõem o conteúdo de um jornal.

O jornal é um veículo de comunicação que organiza e publica informações sobre fatos relevantes para a sociedade. Ele apresenta diferentes tipos de conteúdo, divididos em seções como política, esportes, cultura e economia, ajudando as pessoas a se manterem informadas sobre o que está acontecendo ao seu redor e no mundo. Além disso, o jornal utiliza uma linguagem objetiva e acessível, adaptada para facilitar o entendimento do público.

O jornal abriga diversos textos jornalísticos, também chamados de “matérias”. Essas matérias são divididas em seções compostas pelos mais variados gêneros textuais:

A reportagem é um dos principais gêneros textuais presentes no jornal. Diferente da notícia, que é mais breve e informativa, a reportagem permite um aprofundamento maior sobre o tema. Ela inclui detalhes, entrevistas, análises e pontos de vista diversos, o que ajuda o leitor a entender melhor o contexto e as causas dos acontecimentos. A reportagem busca, muitas vezes, responder a perguntas como “Por quê?” e “Como?”, promovendo uma análise mais ampla.

Veja um exemplo de reportagem:

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Você sabia que nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido?  Esse texto possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Dentro dos textos  de notícias, temos: a notícia, a entrevista e a reportagem. Dentro dos textos  de opinião, temos: o artigo e o editorial. Dentro dos textos  de notícia e opinião, temos: crônica e a coluna. Veja  o texto seguinte:

A) Em qual meio de comunicação o texto pode ter sido publicado?

    _______________________________________________________________________________________________________________________

    B) Qual é a finalidade desse tipo de texto?

      ( ) Despertar sentimentos

      ( ) Divertir o leitor

      ( ) Transmitir um ensinamento

      ( ) Informar o leitor e formar opiniões

      C) Assinale a alternativa que apresenta características desse gênero textual.

        (  ) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.

        (  ) Narrativa curta que geralmente apresenta animais como personagens.

        ( ) Texto jornalístico, veiculado em meios de comunicação. Utiliza uma linguagem formal, clara e objetiva e aborda temas sociais, políticos e econômicos.

        ( ) Texto organizado em versos e estrofes, constituído por rimas.

        D) Responda conforme o Texto “Gabriel, o Pensador doa R$ 10 mil a catador que devolveu dinheiro encontrado no lixo ao dono”: 

          Disponível em:https://br.freepik.com/vetores-gratis/garota-segurando-o-personagem-de-desenho-a-lapis-no-fundo-branco_30161446.htm#page=4&query=crian%C3%A7a%20com%20l%C3%A1pis%20desenho&position=8&from_view=search&track=sph<> Acesso em 3, novembro de 2022

          QUESTÃO 2

          É  função principal de um jornal

          (A) divulgar opiniões pessoais dos repórteres sobre os fatos, eventos.

          (B) entreter e envolver o público com conteúdo fictício e humorístico.

          (C) organizar e publicar informações sobre fatos relevantes para a sociedade.

          (D) divulgar publicações que não envolvem acontecimentos atuais.

          QUESTÃO 3

          A característica fundamental da reportagem que a torna um gênero textual único no jornalismo é

          (A) ser extremamente objetivo e sem necessidade de detalhes ou entrevistas.

          (B) apresentar fatos sem análise ou contextualização, focando em vender notícia.

          (C) incluir detalhes aprofundados, entrevistas e opiniões variadas sobre o tema.

          (D) focar exclusivamente em eventos locais, sem abordar temas internacionais.

          QUESTÃO 4

          AGORA É A SUA VEZ!

          Utilizando os conhecimentos a respeito da estrutura e formação de uma reportagem, escreva uma reportagem com base em um acontecimento do seu dia a dia. Informe-nos a respeito de algum problema da sua escola e apresente uma possível solução. Não se esqueça de atribuir um título de impacto a sua reportagem.


          Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
          Habilidades estruturantes:(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
          (EF05LP20-A) Analisar os textos midiáticos para público infantil, como filmes, desenhos animados, HQ, games, reconhecendo a força dos argumentos e seu poder de persuasão na apresentação de tais produtos.
          (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
          (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
          (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
          (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. 
          (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político- cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
          Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
          Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.