You are currently viewing Língua Portuguesa – Revisando tipos de argumento

Língua Portuguesa – Revisando tipos de argumento

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:https://pixabay.com/images/id-627031/. Acesso em: 01, dez. 22

O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos, a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema. Ele visa convencer ou persuadir o indivíduo/leitor de que nosso posicionamento seja coerente. A forma de argumentar é responsável pela estruturação do texto e revela o caminho que escolhemos para defender nosso ponto de vista. 

  • dados históricos; 
  • dados de pesquisa, inclusive estatísticos; 
  • fala de especialistas (discurso de autoridade); 
  • exemplificações a partir de situações, dados da realidade, narrativas ou explicações; 
  • princípios gerais ou de senso comum (conhecimentos compartilhados universalmente). 

Compreender e utilizar diferentes tipos de argumentos é fundamental para construir um discurso coerente e persuasivo. Argumentos de autoridade, princípio,  evidência, exemplificação e consequência, quando empregados de maneira adequada, podem fortalecer sua posição e ajudar a convencer seu público. Ao se familiarizar com essas estratégias, você estará mais preparado para participar de debates, escrever ensaios e comunicar suas ideias de forma produtiva.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º ano – 4º Bim – Videoaula 3 – Revisando Tipos de Argumento – Disponível em: <Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – Revisando Tipos de Argumento – YouTube> Acesso em 13.02.2023

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

O argumento de de causa e consequência trata da relação clara estabelecida entre fato ou constatação que é causa de outro fato ou constatação, ou seja, uma consequência. Veja o seguinte exemplo:

A violência no Brasil tem crescido porque as políticas públicas têm deixado de dar assistência aos jovens infratores.

No exemplo acima, o termo em destaque é a consequência, pois ele é o resultado da causa. Se perguntarmos qual é a causa do crescimento da violência no Brasil, teremos “a falta de assistência das políticas públicas”.  Nos exemplos a seguir, identifique a causa e a consequência.

A) Pedro e João não receberão presentes de Natal porque seu pai está desempregado.

B) Clarice passou de ano porque se dedicou bastante aos estudos.

QUESTÃO 2

Leia o seguinte argumento:

(A) erradicar esse problema social.

(B) escondem-se nas drogas.

QUESTÃO 3

    QUESTÃO 4

    O autor de um texto, em muitas ocasiões, prevendo que outras pessoas refutem a tese proposta, pontua o argumento oposto ao que ele apresentou para que sua ideia pareça mais forte. Esse recurso é chamado de contra-argumento. Desenvolva contra-argumentos para os seguintes casos:

    A) Há diversas canções nacionais que utilizam de variedades linguísticas com menos prestígio social.

    B) A pandemia afetou drasticamente o ensino nas escolas brasileiras.


    Autoria:Marlon Santos
    Formação:Letras – Português
    Componente curricular:Língua Portuguesa
    Habilidades estruturantes:(EF09LP03-C) Assumir posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.
    Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.