Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE ORGANIZAM A VIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR.
SERÁ POSSÍVEL, COMPREENDER SOBRE UM INSTRUMENTO QUE VALORIZA O DIÁLOGO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A ASSEMBLEIA.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O REGULAMENTO É UM TEXTO NORMATIVO QUE ENGLOBA UM CONJUNTO DE REGRAS, NORMAS E PRECEITOS, DESTINADO A REGULAR O FUNCIONAMENTO DE UM GRUPO OU DE UMA DETERMINADA ATIVIDADE. A ESTRUTURA DE UM REGULAMENTO PODE SER MAIS OU MENOS ELABORADA, DE ACORDO COM O TIPO DE REGULAMENTO E DOS OBJETIVOS VISADOS. O REGULAMENTO INTERNO DA ESCOLA É UM DOCUMENTO QUE DEFINE ALGUMAS NORMAS. ELE VISA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES ENTRE SEUS MEMBROS. VEJA UM FRAGMENTO DE UM REGIMENTO INTERNO ESCOLAR:
1- O REGIMENTO ESCOLAR SERVE PARA ORIENTAR COMPORTAMENTOS OU AÇÕES DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA. LOCALIZE NO TEXTO LIDO OS COMPORTAMENTOS E AÇÕES QUE DEVEM SER EVITADOS PELOS ALUNOS.
QUESTÃO 2
PARA QUE AS REGRAS DE UM GRUPO, INSTITUIÇÃO E OUTROS, SEJAM COERENTES E FACILMENTE ACEITAS ELAS DEVEM SER DISCUTIDAS E APROVADAS POR TODOS OS MEMBROS DO GRUPO (OU PELOS SEUS REPRESENTANTES). AS ASSEMBLEIAS SÃO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS. UMA ASSEMBLEIA É O CONJUNTO DE REPRESENTANTES DE UMA COMUNIDADE QUE POSSUEM PODERES DE LEGISLAÇÃO. PARA A ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA É IMPORTANTE TER PAUTA E ATA.
VEJA A ATA ABAIXO E ELABORE A PAUTA DA REUNIÃO MENCIONADA NA ATA.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 2 E ATIVIDADE 2 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP09- B) Participar de debates/assembleias sobre questões controversas. (GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |