You are currently viewing Língua Portuguesa – Regras e regulamentos: textos públicos que organizam a vida em sociedade

Língua Portuguesa – Regras e regulamentos: textos públicos que organizam a vida em sociedade

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE ORGANIZAM A VIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. 

SERÁ POSSÍVEL, COMPREENDER SOBRE UM INSTRUMENTO QUE VALORIZA O DIÁLOGO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A ASSEMBLEIA.

  Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/marca-de-selecao-brilhante-e-botao-de-cruz-em-forma-redonda_18141290.htm#query=REGRAS&position=44&from_view=search&track=sph> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – REGRAS E REGULAMENTOS

QUESTÃO 1

O REGULAMENTO É UM TEXTO NORMATIVO QUE ENGLOBA UM CONJUNTO DE REGRAS, NORMAS E PRECEITOS, DESTINADO A REGULAR O FUNCIONAMENTO DE UM GRUPO OU DE UMA DETERMINADA ATIVIDADE. A ESTRUTURA DE UM REGULAMENTO PODE SER MAIS OU MENOS ELABORADA, DE ACORDO COM O TIPO DE REGULAMENTO E DOS OBJETIVOS VISADOS. O REGULAMENTO INTERNO DA ESCOLA É UM DOCUMENTO QUE DEFINE ALGUMAS NORMAS. ELE VISA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE ESCOLAR, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES ENTRE SEUS MEMBROS. VEJA UM FRAGMENTO DE UM REGIMENTO INTERNO ESCOLAR:

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/menino-lendo-livro_27189279.htm#query=CRIAN%C3%87A%20LENDO%20DESENHO&position=46&from_view=search&track=sph> Acesso em 18, outubro de 2022.

1- O REGIMENTO ESCOLAR SERVE PARA ORIENTAR COMPORTAMENTOS OU AÇÕES DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA. LOCALIZE NO TEXTO LIDO OS COMPORTAMENTOS E AÇÕES QUE DEVEM SER EVITADOS PELOS ALUNOS.

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/garoto-estudante-com-livro-aberto_31282397.htm#page=11&query=CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=38&from_view=search&track=sph> Acesso em 18, outubro de 2022.

QUESTÃO 2

PARA QUE AS REGRAS DE UM GRUPO, INSTITUIÇÃO E OUTROS, SEJAM COERENTES E FACILMENTE ACEITAS ELAS DEVEM SER DISCUTIDAS E APROVADAS POR TODOS OS MEMBROS DO GRUPO (OU PELOS SEUS REPRESENTANTES). AS ASSEMBLEIAS SÃO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS. UMA ASSEMBLEIA É O CONJUNTO DE REPRESENTANTES DE UMA COMUNIDADE QUE POSSUEM PODERES DE LEGISLAÇÃO. PARA A ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA É IMPORTANTE TER PAUTA E ATA.

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis> Acesso em 18, outubro de 2022.

VEJA A ATA ABAIXO E ELABORE A PAUTA DA REUNIÃO MENCIONADA NA ATA.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 2 E ATIVIDADE 2 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF15LP09- B) Participar de debates/assembleias sobre questões controversas. 
(GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.