You are currently viewing Língua Portuguesa – Recursos expressivos sonoros: aliteração e assonância

Língua Portuguesa – Recursos expressivos sonoros: aliteração e assonância

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Vento e arte. Disponível: <https://pixabay.com/images/id-3795636/> Acesso em: 03, abr. 22

As figuras de linguagem são recursos utilizados na língua que possibilitam o enriquecimento da comunicação, de modo criativo, criando efeitos de sentido e aumentando a expressividade do texto. Elas podem ser classificadas em diferentes categorias, cada uma com sua função e características específicas. As principais classes de figuras de linguagem são figuras de palavras (ou semânticas), figuras de construção (ou sintáticas), figuras de pensamentos (ou ideias) e figuras de som (ou fonéticas).

Neste texto, será tratado sobre duas figuras de som: a aliteração e a assonância. As figuras de som são aquelas que se relacionam com os sons e a musicalidade da linguagem, explorando seus ritmos, sonoridades e harmonias.

A aliteração e a assonância são figuras de linguagem muito comuns na literatura, especialmente na poesia, embora possam ser encontradas nos textos em prosa, como no conto. Ambas são recursos que visam explorar a sonoridade das palavras, criando efeitos estéticos interessantes e ajudando a dar ritmo e musicalidade aos versos.

A aliteração consiste na repetição de um mesmo som consonantal em diversas palavras próximas. Ou seja, são palavras que começam com o mesmo som.

Veja o clássico exemplo:

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

No exemplo acima, a repetição do som “r” em várias palavras cria um efeito sonoro marcante. A aliteração pode ser usada para reforçar um determinado som ou ritmo, ou para dar ênfase a uma palavra específica. No trecho do poema de Cecília Meireles, dado logo abaixo, há outro exemplo de aliteração:

Com seu colar de coral,

Carolina

corre por entre as colunas

da colina.

MEIRELES, Cecília. Colar de Carolina. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

A assonância, por sua vez, é a repetição de um mesmo som vocálico em diversas palavras próximas, independente da letra.

Veja o exemplo:

Eu olho o homem bom, de olhos cor de mel.

No exemplo, há a repetição do som “o” em várias palavras. A assonância pode ser usada para criar uma sensação de harmonia ou musicalidade nos versos, ou para criar um efeito de repetição que ajuda a fixar uma ideia na mente do leitor, como também pode ser percebido no trecho do poema a seguir:

abria a janela.

erguia a cortina.

olhava e sorria:

“Bom dia!”

MEIRELES, Cecília. As meninas. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

Sintetizando, a aliteração e a assonância são figuras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras para criar efeitos estéticos e ritmos interessantes nos textos. Seu uso pode ser uma ferramenta poderosa para tornar a escrita mais impactante e envolvente.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Alguns críticos literários afirmam que a assonância e a aliteração são figuras de linguagem supérfluas e desnecessárias, que apenas distraem o leitor. Você concorda com essa afirmação? Por quê? Dê exemplos de trechos de textos literários que utilizem essas figuras de linguagem e explique como elas contribuem para o efeito do texto.

QUESTÃO 2

Qual é a importância da escolha das palavras para a criação de efeitos sonoros em textos literários que utilizam assonância e aliteração? Dê exemplos de palavras que se prestam à utilização dessas figuras de linguagem.

QUESTÃO 3

Qual é a principal função da aliteração e da assonância em textos literários?

(A) Ajudar a tornar os textos mais claros e objetivos.

(B) Criar efeitos sonoros e rítmicos.

(C) Destacar a importância das palavras escolhidas.

(D) Despertar emoções intensas no leitor.

QUESTÃO 4

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

(A) A aliteração é a repetição de sons vocálicos, enquanto a assonância é a repetição de sons consonantais.

(B) A aliteração e a assonância são a mesma figura de linguagem.

(C) A aliteração é a repetição de sons consonantais, enquanto a assonância é a repetição de sons vocálicos.

(D) A aliteração é uma figura de linguagem, enquanto a assonância não é.

QUESTÃO 5

Qual dos seguintes trechos contém uma aliteração?

(A) “Como eu te amo, meus olhos se marejam”

(B) “O sol se põe no horizonte distante”