Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
As figuras de linguagem são recursos utilizados na língua que possibilitam o enriquecimento da comunicação, de modo criativo, criando efeitos de sentido e aumentando a expressividade do texto. Elas podem ser classificadas em diferentes categorias, cada uma com sua função e características específicas. As principais classes de figuras de linguagem são figuras de palavras (ou semânticas), figuras de construção (ou sintáticas), figuras de pensamentos (ou ideias) e figuras de som (ou fonéticas).
Neste texto, será tratado sobre duas figuras de som: a aliteração e a assonância. As figuras de som são aquelas que se relacionam com os sons e a musicalidade da linguagem, explorando seus ritmos, sonoridades e harmonias.
A aliteração e a assonância são figuras de linguagem muito comuns na literatura, especialmente na poesia, embora possam ser encontradas nos textos em prosa, como no conto. Ambas são recursos que visam explorar a sonoridade das palavras, criando efeitos estéticos interessantes e ajudando a dar ritmo e musicalidade aos versos.
A aliteração consiste na repetição de um mesmo som consonantal em diversas palavras próximas. Ou seja, são palavras que começam com o mesmo som.
Veja o clássico exemplo:
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
No exemplo acima, a repetição do som “r” em várias palavras cria um efeito sonoro marcante. A aliteração pode ser usada para reforçar um determinado som ou ritmo, ou para dar ênfase a uma palavra específica. No trecho do poema de Cecília Meireles, dado logo abaixo, há outro exemplo de aliteração:
Com seu colar de coral,
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
MEIRELES, Cecília. Colar de Carolina. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
A assonância, por sua vez, é a repetição de um mesmo som vocálico em diversas palavras próximas, independente da letra.
Veja o exemplo:
Eu olho o homem bom, de olhos cor de mel.
No exemplo, há a repetição do som “o” em várias palavras. A assonância pode ser usada para criar uma sensação de harmonia ou musicalidade nos versos, ou para criar um efeito de repetição que ajuda a fixar uma ideia na mente do leitor, como também pode ser percebido no trecho do poema a seguir:
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
MEIRELES, Cecília. As meninas. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
Sintetizando, a aliteração e a assonância são figuras de linguagem que exploram a sonoridade das palavras para criar efeitos estéticos e ritmos interessantes nos textos. Seu uso pode ser uma ferramenta poderosa para tornar a escrita mais impactante e envolvente.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Alguns críticos literários afirmam que a assonância e a aliteração são figuras de linguagem supérfluas e desnecessárias, que apenas distraem o leitor. Você concorda com essa afirmação? Por quê? Dê exemplos de trechos de textos literários que utilizem essas figuras de linguagem e explique como elas contribuem para o efeito do texto.
QUESTÃO 2
Qual é a importância da escolha das palavras para a criação de efeitos sonoros em textos literários que utilizam assonância e aliteração? Dê exemplos de palavras que se prestam à utilização dessas figuras de linguagem.
QUESTÃO 3
Qual é a principal função da aliteração e da assonância em textos literários?
(A) Ajudar a tornar os textos mais claros e objetivos.
(B) Criar efeitos sonoros e rítmicos.
(C) Destacar a importância das palavras escolhidas.
(D) Despertar emoções intensas no leitor.
QUESTÃO 4
Qual é a diferença entre aliteração e assonância?
(A) A aliteração é a repetição de sons vocálicos, enquanto a assonância é a repetição de sons consonantais.
(B) A aliteração e a assonância são a mesma figura de linguagem.
(C) A aliteração é a repetição de sons consonantais, enquanto a assonância é a repetição de sons vocálicos.
(D) A aliteração é uma figura de linguagem, enquanto a assonância não é.
QUESTÃO 5
Qual dos seguintes trechos contém uma aliteração?
(A) “Como eu te amo, meus olhos se marejam”
(B) “O sol se põe no horizonte distante”
(C) “Os ventos vindos do vale vêm violentos”
(D) “A chuva cai suave no telhado da casa”
QUESTÃO 6
Leia, a seguir, o poema de Cecília Meireles para responder ao que se pede.
As Meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
MEIRELES, Cecília. As meninas. In: Ou isto ou aquilo. Ilustrações de Eleonora Affonso. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
(A) No poema, há a recorrência da repetição de um som vocálico. Qual é ele?
(B) Que efeito a recorrência desse som provoca no texto?
QUESTÃO 7
A partir da imagem a seguir, crie um poema utilizado o recurso da aliteração ou da assonância.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF09LP03-C) Assumir posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. |