You are currently viewing Língua Portuguesa – Recursos de coesão sequencial

Língua Portuguesa – Recursos de coesão sequencial

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Escrita. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a3os-escrita-palavras-carta-1373363/ >  Acesso em: 02, mai. 2023

A coesão sequencial se refere à maneira como as diferentes partes de um texto se relacionam entre si, criando uma sequência lógica e coerente, em que a maneira como os elementos do texto são organizados garantam a clareza e a compreensão por parte do leitor.

Para que um texto seja coeso sequencialmente, é necessário que haja uma conexão entre as partes que o compõem. Essa conexão pode ser estabelecida de diferentes formas, como pela repetição de palavras-chave, pela utilização de conectores, pela ordem cronológica dos acontecimentos ou pela utilização de elementos de referência.

Um exemplo de sequência coesa pode ser encontrado no seguinte trecho:

“Na semana passada, fui ao cinema com meus amigos. Antes do filme começar, compramos pipoca e refrigerante. Durante a sessão, rimos muito e nos divertimos. Depois que o filme acabou, fomos jantar em um restaurante próximo.”

Nesse exemplo, a sequência é estabelecida pela ordem cronológica dos acontecimentos: primeiro, o autor foi ao cinema com seus amigos, depois eles compraram pipoca e refrigerante, depois assistiram ao filme e, por fim, foram jantar em um restaurante próximo. Essa organização dos eventos ajuda o leitor a acompanhar a narrativa de forma clara e coesa.

O emprego de conjunções e articuladores textuais é uma estratégia importante para estabelecer conexões e relações entre as diferentes partes do texto.

As conjunções são palavras que estabelecem uma conexão entre duas orações, frases ou palavras, indicando uma relação de dependência, contraste, adição, entre outras.  Elas ajudam a estabelecer relações de coordenação ou subordinação entre as ideias desenvolvidas, criando uma sequência lógica e coesa no texto. Alguns exemplos de conjunções são “e”, “mas”, “porém”, “ou”, “porque”, “apesar de”, entre outras.

Veja um exemplo:

“Eu gosto de cinema e teatro.”

Nesse exemplo, a conjunção “e” serve para unir as ideias de cinema e teatro, mostrando que ambas são igualmente importantes para o autor. Leia o seguinte trecho:

“Eu gosto muito de viajar, mas não tenho muito dinheiro. Por isso, eu procuro sempre aproveitar as promoções de passagens aéreas ou buscar destinos mais próximos. Além disso, eu sempre tento economizar dinheiro antes de viajar, para poder aproveitar melhor a viagem. E quando eu chego no destino, gosto de explorar lugares novos e conhecer a cultura local.”

Nesse exemplo, as conjunções “mas”, “por isso”, “além disso” e “e” ajudam a estabelecer uma relação de dependência entre as ideias satisfatórias, garantindo que o texto seja coerente e compreensível para o leitor.

Além das conjunções, os articuladores textuais também são importantes para promover a manipulação sequencial em um texto.

Os articuladores textuais são palavras ou expressões que conectam ideias dentro de um parágrafo ou entre parágrafos, estabelecendo relações de continuidade, contraste, causa e efeito, entre outras. Alguns exemplos de articuladores são “por exemplo”, “assim”, “portanto”, “enquanto”, “por outro lado”, entre outras.

Veja:

“Eu não fui ao cinema porque estava estudando.”

Nesse exemplo, o articulador “porque” estabelece uma relação causal entre as ideias desenvolvidas, mostrando que a razão para não ter ido ao cinema foi o estudo.

Em resumo, o emprego de conjunções e articuladores textuais é uma estratégia fundamental para promover coesão e coerência sequenciais em textos. Esses elementos ajudam a estabelecer relações entre as diferentes partes do texto, criando uma sequência lógica e coerente que facilita a compreensão por parte do leitor.

QUESTÃO 1

Leia o texto abaixo:

“A saúde mental é um assunto cada vez mais importante na atualidade. Por exemplo, estudos mostram que a ansiedade e a depressão são problemas que, cada vez mais, sofrem pessoas em todo o mundo. Assim, é fundamental que sejam criados espaços de discussão e acolhimento para as pessoas que sofrem com esses transtornos. Portanto, é necessário que o poder público invista em políticas de saúde mental e que a sociedade em geral se sensibilize para a importância desse tema.”

O texto acima é um exemplo de texto que utiliza articuladores para garantir o seu acompanhamento sequencial. Identifique os articuladores textuais presentes nele e explique que relação eles estabelecem no texto.

QUESTÃO 2

Leia o trecho a seguir e preencha as lacunas com conjunções ou articuladores textuais adequados:

Eu gosto muito de estudar, ______________ estou sem computador no momento. _______________, eu procuro sempre ler livros na biblioteca e fazer resumos no caderno sobre o que estudo. _______________, eu sempre tento fazer grupos de estudo com meus colegas da escola, _______________ sei que também aprendo com eles.

QUESTÃO 3

Leia o texto abaixo:

“O mercado imobiliário vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos. Isso se deve, em grande parte, ao aumento da renda da população e à facilidade de acesso ao crédito. No entanto, esse crescimento também tem gerado alguns efeitos negativos, como o aumento dos preços dos imóveis e da especulação imobiliária. Nesse contexto, é fundamental que as políticas públicas estejam voltadas para o desenvolvimento de soluções que possam equilibrar o mercado, garantindo o acesso à moradia para toda a população.”

Assinale a alternativa em que há apenas conjunções e/ou articuladores textuais retirados do texto:

(A) isso – no entanto – nesse contexto

(B) um – em grande parte – também