Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 07/05/2024.
ESTUDAMOS, ANTERIORMENTE, A CANTIGA DE RODA E SUAS CARACTERÍSTICAS. HOJE VAMOS USAR A CANTIGA DE RODA ESTUDADA PARA RECONHECER AS LETRAS E FONEMAS.
VOCÊ JÁ SABE QUE NOSSO ALFABETO POSSUI 26 (VINTE E SEIS) LETRAS? E ESSAS LETRAS SÃO DIVIDIDAS EM VOGAIS E CONSOANTES.
AS VOGAIS SÃO AS SEGUINTES LETRAS:
AS CONSOANTES SÃO AS SEGUINTES LETRAS:
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM FONEMA? OS FONEMAS SÃO OS SONS QUE CADA LETRA REPRESENTA. CADA LETRA DE NOSSO ALFABETO TEM UM SOM DIFERENTE, MAS MUITAS VEZES AO FALARMOS RAPIDAMENTE NOS CONFUNDIMOS COM ALGUNS DELES.
VEJA NA MÚSICA “CIRANDA CIRANDINHA” QUE ESTUDAMOS ANTERIORMENTE.
A PALAVRA DAR É ESCRITA COM D E NÃO T, MUITOS CONFUNDEM OS SONS.
A PALAVRA VIDRO É ESCRITA COM V E NÃO F. JÁ A PALAVRA BONITO É ESCRITA COM B E NÃO P.
Imagens disponíveis em:
https://www.canva.com/photos/MAFb8maCLVM/ > Acesso em 26, mar. 2024.
https://www.canva.com/design/DAGC4-wULhY/Xr040Acjk8q4fL6U5y2UJg/edit?utm_content=DAGC4-wULhY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 22/04/2024.
QUESTÃO 1
LEIA, OBSERVE E COMPLETE A LETRA DA CANTIGA DE RODA, NÃO DEIXE DE CANTÁ-LA COM SEUS AMIGOS:
QUESTÃO 2
PODEMOS AFIRMAR SOBRE O ALFABETO QUE
(A) ELE POSSUI 26 LETRAS CONSOANTES.
(B) ELE POSSUI 26 LETRAS VOGAIS.
(C) ELE POSSUI 26 LETRAS, SENDO 5 VOGAIS E 21 CONSOANTES.
(D) ELE POSSUI 26 LETRAS E NENHUMA VOGAL OU CONSOANTE.
QUESTÃO 3
ACERCA DE FONEMAS PODEMOS DIZER QUE
(A) O FONEMA REPRESENTA O SOM DE UMA LETRA.
(B) AS LETRAS DO ALFABETO NÃO POSSUEM FONEMAS.
(C) O FONEMA É O JEITO QUE A LETRA É ESCRITA.
(D) LETRA E FONEMA SÃO A MESMA COISA.
QUESTÃO 4
VOCÊ COSTUMA CONFUNDIR ALGUMA LETRA NA HORA DE ESCREVER? QUAL? O QUE ACREDITA QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR ISSO?
QUESTÃO 5
O QUE ACHA DE FAZER UMA PESQUISA EM REVISTAS E ENCARTES E PROCURAR PALAVRAS ESCRITAS COM AS LETRAS E FONEMAS ESTUDADOS HOJE?
HORA DE APRENDER BRINCANDO
Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGC4-wULhY/Xr040Acjk8q4fL6U5y2UJg/edit?utm_content=DAGC4-wULhY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 22/04/2024.
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF02LP02-C) Desenvolver a consciência fonológica das palavras observando o número de letras, vogais e consoantes. (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra). |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 22/04/2024. SANTOS, Benedita do Socorro Matos. Cantigas de roda: o resgate popular na formação sócio-cultural do aluno. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora. Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu … [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 64 p. n. 1. CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. 303 p. |