You are currently viewing Língua Portuguesa – Cantiga de roda

Língua Portuguesa – Cantiga de roda

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAF-7medgKQ/C-DPp6WxUzNgNjQ5-OZtUg/edit?utm_content=DAF-7medgKQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 03/04/2024.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAFb8maCLVM/ >  Acesso em 26, mar. 2024.

LEIA E OBSERVE A LETRA DA CANTIGA DE RODA, PARA DEPOIS RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR:

QUESTÃO 1

O USO DE RIMAS EM CANTIGAS DE RODA É MUITO COMUM E SERVE PARA 

(A) AUXILIAR NA MEMORIZAÇÃO E SONORIZAÇÃO DAS LETRAS ATRAINDO AS CRIANÇAS.

(B) ENTRETENIMENTO, SEM IMPACTO NA MEMORIZAÇÃO DAS LETRAS OU NA SONORIZAÇÃO DAS MÚSICAS.

(C) DIFICULTAR A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, REDUZINDO O VOCABULÁRIO E A COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS.

(D) DESESTIMULAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS AO PENSAR APENAS EM PALAVRAS QUE RIMAM PARA CRIAR VERSOS.

QUESTÃO 2

A MÚSICA “CIRANDA CIRANDINHA” POSSUI

(A) 3 VERSOS E 4 ESTROFES.

(B) 4 VERSOS E 3 ESTROFES.

(C) 12 VERSOS E 3 ESTROFES.

(D) 4 VERSOS E 12 ESTROFES.

QUESTÃO 3

VOCÊ RECONHECE AS RIMAS PRESENTES NA CANTIGA CIRANDA CIRANDINHA? SUBLINHE EM CADA ESTROFE AS PALAVRAS QUE RIMAM, USANDO DIFERENTES CORES PARA CADA ESTROFE.

QUESTÃO 4

VOCÊ É CAPAZ DE RIMAR. PENSE EM PALAVRAS RIMADAS E ESCREVA-AS ABAIXO. TENTE ESCREVER O MÁXIMO QUE CONSEGUIR EM 2 MINUTOS.

QUESTÃO 5

AGORA QUE TAL VOCÊ SE JUNTAR COM MAIS 3 COLEGAS E USAREM AS RIMAS DA QUESTÃO 4 PARA PRODUZIREM UMA CANTIGA DE RODA? SEJAM CRIATIVOS E ESCREVAM SUAS CANTIGAS!

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAGAoIVXhLI/ftCniNzB_jLu5ePFlHc3FA/edit?utm_content=DAGAoIVXhLI&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > Acesso em 03/04/2024.

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/3943166 > Acesso em 03/04/2024.

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades:(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF02LP12-C) Relacionar a forma de organização do texto, a cantiga é escrita em versos, estrofes e rimas, as canções não possuem a mesma estrutura, à sua finalidade: cantiga de ninar, de roda, de natal possuem finalidades específicas.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 26/03/2024.

SANTOS, Benedita do Socorro Matos. Cantigas de roda: o resgate popular na formação sócio-cultural do aluno. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora.

Alfabetização : livro do aluno / Ana Rosa Abreu … [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. 3 v. : 64 p. n. 1.

CARPANEDA, Isabela Pessôa de Melo. A Conquista – Língua Portuguesa – Volume 2. São Paulo: Ftd, 2021. 303 p.