You are currently viewing Língua Portuguesa – Produzindo reportagens

Língua Portuguesa – Produzindo reportagens

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de reportagens.

A reportagem é um gênero muito utilizado na esfera jornalística e tem o objetivo de investigar determinado assunto.

  Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTPmElfXc/F5POCXB1c1sLfgh_J0IDpg/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 2 – PRODUZINDO REPORTAGENS

QUESTÃO 1

A reportagem pode expressar o ponto de vista tanto do jornalista como dos entrevistados, além de apresentar gráficos, mapas, imagens e infográficos que justifiquem a argumentação. A reportagem pode ser expositiva, interpretativa ou opinativa. Na reportagem expositiva,  os fatos são apresentados de forma simples e objetiva. Na reportagem interpretativa, são estabelecidas conexões entre os acontecimentos e apresentados comentários sobre eles. Na reportagem opinativa, os fatos são apresentados evidenciando a opinião do repórter. Veja um trecho da reportagem:

1- Preencha a tabela:

Disponível em:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

2- Dentre as atividades listadas anteriormente, aparecem ler e assistir. Pensando nessas atividades, você prefere ler ou assistir reportagens?

_______________________________________________________________________________________________

3- Se você trabalhasse em um jornal, você daria preferência a escrever uma reportagem para ser publicada numa seção do jornal impresso ou preferiria apresentar oralmente diante das câmeras para ser divulgada na TV?

_______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

Para fazer uma boa reportagem, o repórter deve levar em conta os seguintes critérios:

Disponível em:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Agora é com você! Seguindo o roteiro apresentado, escreva uma reportagem sobre a sua escola. Você pode concentrar-se em um personagem específico da escola, ou um espaço (sua sala de aula, a quadra do recreio, a biblioteca, a sala de informática etc.), ou a trajetória do colégio, de suas fundadoras e etc. Seja criativo! Para enriquecer seu texto, traga informações que deem base a ele: entrevistas, citações, uma imagem, dados, datas, números, curiosidades. Escolha um título empolgante para seu texto. Boa produção!!!

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 2 E ATIVIDADE 2 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-5o-ano/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital,respeitando pontos de vista diferentes.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.