You are currently viewing Língua Portuguesa – Produzindo reportagens

Língua Portuguesa – Produzindo reportagens

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

  Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTPmElfXc/F5POCXB1c1sLfgh_J0IDpg/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 4ºBim – Videoaula 2 – PRODUZINDO REPORTAGENS

Produzindo reportagens

Olá estudante!

Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de reportagens.

Você já leu um texto em uma revista, jornal ou site que explica um assunto em detalhes, com informações claras e histórias interessantes? Esse texto provavelmente era uma reportagem!

A reportagem é um texto informativo que busca explorar um tema ou acontecimento de forma aprofundada, trazendo entrevistas, dados e diferentes pontos de vista. Ela vai além de apenas informar o que aconteceu; a reportagem explica o porquê, o como e o impacto de um fato.

A reportagem é um gênero versátil e pode assumir diferentes estilos de acordo com o objetivo do texto e a abordagem do jornalista. Esses estilos são: expositiva, interpretativa e opinativa.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTPmElfXc/F5POCXB1c1sLfgh_J0IDpg/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTPmElfXc/F5POCXB1c1sLfgh_J0IDpg/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

A reportagem digital é uma versão adaptada da reportagem tradicional para o ambiente online. Ela aproveita os recursos multimídia da internet para tornar a experiência do leitor mais interativa e dinâmica.

A reportagem digital combina diferentes formatos, como:

  • Vídeos para complementar a explicação de um tema.
  • Áudios ou podcasts com entrevistas ou depoimentos.
  • Infográficos animados para apresentar dados e estatísticas.
Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFTPmElfXc/F5POCXB1c1sLfgh_J0IDpg/edit> Acesso em 23, novembro de 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A reportagem é um texto informativo que busca explorar um tema ou acontecimento de forma aprofundada, trazendo entrevistas, dados e diferentes pontos de vista.

Veja um trecho da reportagem:

A- Preencha a tabela:

Disponível em:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

B- Você prefere ler ou assistir reportagens?

_______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

O objetivo principal de uma reportagem é

(A) apenas divulgar informações de forma rápida.

(B) explorar um tema de forma aprofundada.

(C) entreter o público com histórias fictícias.

(D) criar polêmicas sobre assuntos diversos.

QUESTÃO 3

A reportagem digital é

(A) um texto informativo publicado em revistas impressas.

(B) uma versão adaptada da reportagem para o ambiente online.

(C) um gênero artigo de opinião exclusivo para redes sociais.

(D) um texto curto, objetivo que não utiliza recursos multimídia.

QUESTÃO 4

Você sabe o que é importante para fazer uma boa reportagem?


Disponível em:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Agora é com você! Escreva uma reportagem sobre a sua escola. Escolha um tema que chame sua atenção: pode ser uma pessoa especial (um professor, funcionário ou colega), um espaço que você gosta (como a biblioteca, o pátio, a quadra ou a sala de informática) ou até a história da escola, incluindo curiosidades sobre suas fundadoras ou momentos marcantes.

Para deixar sua reportagem mais interessante e completa, busque informações que reforcem o que você vai contar: faça entrevistas, inclua frases marcantes, adicione imagens, cite números ou dados importantes e explore fatos curiosos. Não se esqueça de criar um título criativo e atraente para o seu texto.

Capriche na produção e mostre o que faz da sua escola um lugar único e especial!


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital,respeitando pontos de vista diferentes.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.