You are currently viewing Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero fábula

Língua Portuguesa – Produção de Texto em Rede: gênero fábula

Imagem 1: Criada no site <https://www.bing.com> para fins didáticos. Acesso em: 12, abr. 2024
  • O título de uma fábula é sempre o nome dos protagonistas da narrativa.
  • Geralmente, quem narra uma fábula é o narrador observador, quase sempre onisciente. 
  • A marcação do tempo nesse gênero textual costuma ser cronológica e o espaço, geralmente, está associado a florestas e bosques.
  • No decorrer do enredo, os diálogos entre os personagens ajudam a avançar a história e revelar suas personalidades. Para isso, emprega-se corriqueiramente, o discurso direto. Esses personagens representam determinadas condutas humanas.
  • O fim da história traz um ensinamento ao leitor sobre o tema daquela fábula, que é a lição de moral. Algumas vezes, a lição se apresenta de maneira bem direta, com direito ao termo “lição de moral” escrito no final da história com sua explicação logo em seguida. Também é comum o emprego de provérbios como lição de moral, como em “Para bom entendedor, meia palavra basta” e em “A pressa é inimiga da perfeição”.

Canal Portal Conexão Escola – Produção de Texto – Fábula – 6º Ano – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fAepFl6Dr70> Acesso em: 12, abr. 2024

Elaborado pela equipe NEC / SME – Goiânia, para fins didáticos.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
Referências:Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2024.
Imagem 1:Criada no site <https://www.bing.com> para fins didáticos. Acesso em: 12, abr. 2024