Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
A fábula é um texto literário ficcional em que os personagens costumam ser animais ou elementos da flora, como árvores. Durante a história, que é bem curtinha e apresenta poucos personagens (geralmente são dois), alguns comportamentos humanos são revelados por meio de suas ações. Essas características recebem o nome de personificação.
A personificação acontece quando um ser inanimado, isto é, não humano, tem características humanas, como pensar e sentir, por exemplo.
Veja, a seguir, outras marcas características de uma fábula:
- O título de uma fábula é sempre o nome dos protagonistas da narrativa.
- Geralmente, quem narra uma fábula é o narrador observador, quase sempre onisciente.
- A marcação do tempo nesse gênero textual costuma ser cronológica e o espaço, geralmente, está associado a florestas e bosques.
- No decorrer do enredo, os diálogos entre os personagens ajudam a avançar a história e revelar suas personalidades. Para isso, emprega-se corriqueiramente, o discurso direto. Esses personagens representam determinadas condutas humanas.
- O fim da história traz um ensinamento ao leitor sobre o tema daquela fábula, que é a lição de moral. Algumas vezes, a lição se apresenta de maneira bem direta, com direito ao termo “lição de moral” escrito no final da história com sua explicação logo em seguida. Também é comum o emprego de provérbios como lição de moral, como em “Para bom entendedor, meia palavra basta” e em “A pressa é inimiga da perfeição”.
Observe os passos para produzir uma fábula:
Passos para criar uma fábula
1. Escolha seus personagens
Selecione animais ou criaturas que melhor representem as qualidades ou traços que você deseja destacar em sua lição de moral. Lembre-se que o título da fábula são os personagens centrais da história.
2. Desenvolva o enredo
Crie um problema ou conflito para seus personagens enfrentarem, levando a uma lição aprendida.
Primeiro parágrafo: apresente os personagens, onde eles estão, e a situação inicial que trará o conflito para a história. Veja o exemplo:
A tartaruga e a lebre
Em uma floresta, vivia uma lebre veloz que adorava se gabar de sua rapidez. Os outros animais cansaram de sua arrogância e pediram ajuda à sábia tartaruga. Ela propôs uma corrida para ensinar a importância da humildade e da perseverança.
Segundo parágrafo (em diante): as ações precisam ser desenvolvidas. Utilize o discurso direto, isto é, a fala dos próprios personagens para deixar o texto mais dinâmico. Veja:
No dia da corrida, Lebre disparou à frente, dizendo:
– Minha vitória é certa. Vou ganhar da tartaruga fácil, fácil. Vou até parar para descansar um pouco.
Enquanto isso, a tartaruga avançava lentamente, sem perder de vista a linha de chegada. Quando a lebre cochilou no meio da corrida, a tartaruga continuou em ritmo constante e cruzou a linha de chegada primeiro.
Último parágrafo: é preciso associar a resolução do enredo com uma lição de moral. Observe:
Os animais aplaudiram a tartaruga, surpresos por sua vitória. Calmamente, ela explicou:
– Cara lebre, devagar e sempre vence a corrida. Não se trata apenas de ser o mais rápido, mas de manter a determinação e foco no objetivo.
3. Apresente uma lição de moral
Por fim, de maneira direta, escreva a “lição de moral”, que pode ser uma frase reflexiva ou um provérbio popular. Veja:
Lição de moral: A velocidade nem sempre é a chave para o sucesso.
Depois de estudar essas dicas, que tal produzir e compartilhar uma fábula?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos sobre essa temática.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.
A formiga e a abelha
Num reino verdejante, viviam uma formiga e uma abelha, conhecidas por seu trabalho árduo e amizade. Um dia, enquanto trabalhavam, a formiga suspirou:
“Fico imaginando como seria voar como você, abelha. Seria tão mais fácil alcançar as flores altas!”
A abelha sorriu enquanto polinizava uma flor próxima:
“Cada um tem suas habilidades. Você é forte e ágil.”
Dias depois, quando uma tempestade surgiu de repente, a formiga e a abelha se encontraram presas em meio à chuva torrencial. Enquanto a formiga buscava abrigo em meio à vegetação densa, a abelha voava ao redor, procurando um lugar seguro. Juntas, encontraram um abrigo sob uma grande folha.
“Você foi rápida em encontrar este abrigo, abelha. Eu jamais teria alcançado sozinha”, reconheceu a formiga.
“A força e determinação que você mostrou ao se movimentar rapidamente pela vegetação também foram essenciais, formiga. Juntas, superamos este desafio”, respondeu a abelha.
Desde então, a formiga e a abelha aprenderam que o trabalho conjunto era essencial.
Moral:
Elaborado pela equipe NEC / SME – Goiânia, para fins didáticos.
QUESTÃO 1
Sobre os elementos da narrativa que compõem a fábula, é correto afirmar que ela
(A) é narrada em primeira pessoa.
(B) não apresenta um cenário.
(C) narra os fatos em ordem cronológica.
(D) narra os fatos em ordem não linear.
QUESTÃO 2
A lição de moral mais apropriada para a fábula
(A) devagar se vai ao longe.
(B) a pressa é inimiga da perfeição.
(C) a união faz a força.
(D) quem desdenha quer comprar.
QUESTÃO 3
Como a lição de moral contribui para a mensagem geral da história contada em uma fábula?
QUESTÃO 4
Proposta de Produção de Texto: Escreva sua própria fábula, incluindo personagens animais ou elementos da flora e uma moral clara ao final da história. Lembre-se de incluir uma situação inicial, desenvolvimento e avanço moralmente educativo.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF67LP30-B) Observar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2024. Imagem 1:Criada no site <https://www.bing.com> para fins didáticos. Acesso em: 12, abr. 2024 |