Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. O FOCO DESTE TRABALHO SERÁ A EXPLORAÇÃO, A COMPREENSÃO E A ESCRITA DE POEMAS VISUAIS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O POEMA VISUAL CONSISTE NUMA JUNÇÃO ENTRE A LITERATURA (O TEXTO DO POEMA) COM AS ARTES VISUAIS (A IMAGEM CRIADA ATRAVÉS DAS PALAVRAS). O POEMA VISUAL UTILIZA DE RECURSOS NÃO-FORMAIS PARA EXPRESSAR AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES. VEJA O POEMA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:
1- QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?
A) ( ) UMA NOTÍCIA.
B) ( ) UM POEMA.
C) ( ) UM ANÚNCIO.
D) ( ) UMA REPORTAGEM.
2- A FORMA DE COLOCAR AS PALAVRAS NO PAPEL LEMBRA A IMAGEM:
A) ( ) DE UMA TORRE.
B) ( ) DE UM PRÉDIO.
C) ( ) DE UM GATO.
D) ( ) DO CRISTO REDENTOR.
3- QUE ACONTECIMENTO O POEMA SE PROPÕE A NOS CONTAR? QUAL A CARACTERÍSTICA DO GATO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ IRÁ PRODUZIR UM POEMA VISUAL. PARA ISSO, SUGERE-SE O PASSO A PASSO ABAIXO.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemioticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |