You are currently viewing Língua Portuguesa – Poemas visuais

Língua Portuguesa – Poemas visuais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO.  O FOCO DESTE TRABALHO SERÁ A EXPLORAÇÃO, A COMPREENSÃO E A ESCRITA DE POEMAS VISUAIS.

  Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFPbzAAZgY/cGieSDCUi5g7WCuBWelzRQ/edit> Acesso em 13, outubro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – POEMAS VISUAIS

QUESTÃO 1

O POEMA VISUAL CONSISTE NUMA JUNÇÃO ENTRE A LITERATURA (O TEXTO DO POEMA) COM AS ARTES VISUAIS (A IMAGEM CRIADA ATRAVÉS DAS PALAVRAS). O POEMA VISUAL UTILIZA DE RECURSOS NÃO-FORMAIS PARA EXPRESSAR AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES. VEJA O POEMA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:

Disponível em: GOI NIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.

1- QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?

A) ( ) UMA NOTÍCIA.

B) ( ) UM POEMA.

C) ( ) UM ANÚNCIO.

D) ( ) UMA REPORTAGEM.

2- A FORMA DE COLOCAR AS PALAVRAS NO PAPEL LEMBRA A IMAGEM:

A) ( ) DE UMA TORRE.

B) ( ) DE UM PRÉDIO.

C) ( ) DE UM GATO.

D) ( ) DO CRISTO REDENTOR.

3- QUE ACONTECIMENTO O POEMA SE PROPÕE A NOS CONTAR? QUAL A CARACTERÍSTICA DO GATO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ IRÁ PRODUZIR UM POEMA VISUAL. PARA ISSO, SUGERE-SE O PASSO A PASSO ABAIXO.

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/garoto-estudante-com-livro-aberto_31282397.htm#page=11&query=CRIAN%C3%87A%20DESENHO&position=38&from_view=search&track=sph> Acesso em 18, outubro de 2022.

ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 1 E ATIVIDADE 1 – IV BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades estruturantes:(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemioticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. 
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.