Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Poemas visuais
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS DO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. O FOCO DESTE TRABALHO SERÁ A EXPLORAÇÃO, A COMPREENSÃO E A ESCRITA DE POEMAS VISUAIS.
VOCÊ SABIA QUE NEM TODOS OS POEMAS SÃO SÓ PALAVRAS? EM UM POEMA VISUAL, AS PALAVRAS E ATÉ OS DESENHOS SÃO ORGANIZADOS DE UM JEITO ESPECIAL PARA QUE O POEMA “FALE” TAMBÉM PELOS OLHOS!
CONHEÇA O POEMA DE FÁBIO BAHIA:
UM POEMA VISUAL É COMO UM POEMA NORMAL, MAS ELE TEM UMA COISA A MAIS: ELE USA O FORMATO DAS PALAVRAS, DESENHOS, E O ESPAÇO NA PÁGINA PARA TRANSMITIR UMA IDEIA OU UM SENTIMENTO. EM VEZ DE FICAR SÓ EM LINHAS RETINHAS, AS PALAVRAS PODEM FORMAR DESENHOS.O GÊNERO POEMA VISUAL É UM TEXTO QUE DEVE SER SENTIDO E VISTO.
PARA ELABORAR UM POEMA VISUAL É IMPORTANTE:
ESCOLHA O TEMA: PENSE EM ALGO QUE VOCÊ GOSTA — PODE SER UMA FLOR, UMA BOLA DE FUTEBOL OU ATÉ UMA NUVEM.
ESCOLHA PALAVRAS QUE COMBINAM COM O TEMA: POR EXEMPLO, SE VOCÊ ESCOLHER UMA ESTRELA, PODE USAR PALAVRAS COMO BRILHO, NOITE, CÉU.DESENHE COM AS PALAVRAS: ARRUME AS PALAVRAS PARA QUE, JUNTAS, ELAS FORMEM O DESENHO DO TEMA.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O POEMA VISUAL USA O FORMATO DAS PALAVRAS, DESENHOS, E O ESPAÇO NA PÁGINA PARA TRANSMITIR UMA IDEIA OU UM SENTIMENTO. UTILIZA DE RECURSOS NÃO-FORMAIS PARA EXPRESSAR AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES. VEJA O POEMA E FAÇA AS ATIVIDADES SEGUINTES:
A- QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?
( ) UMA NOTÍCIA.
( ) UM POEMA.
( ) UM ANÚNCIO.
( ) UMA REPORTAGEM.
B- A FORMA DE COLOCAR AS PALAVRAS NO PAPEL LEMBRA A IMAGEM:
( ) DE UMA TORRE.
( ) DE UM PRÉDIO.
( ) DE UM GATO.
( ) DO CRISTO REDENTOR.
C- QUE ACONTECIMENTO O POEMA SE PROPÕE A NOS CONTAR? QUAL A CARACTERÍSTICA DO GATO?
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE UM POEMA VISUAL E UM POEMA TRADICIONAL É
(A) O POEMA VISUAL SEMPRE TEM RIMA, JÁ O POEMA TRADICIONAL NÃO TEM RIMA.
(B) O POEMA VISUAL USA O FORMATO DAS PALAVRAS PARA CRIAR IMAGENS E DESENHOS.
(C) O POEMA VISUAL PRECISA TER MAIS DE TRÊS VERSOS, SEGUE UM PADRÃO FORMAL.
(D) O POEMA VISUAL É SEMPRE SOBRE NATUREZA E NÃO HÁ LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
QUESTÃO 3
PARA TORNAR O POEMA VISUAL MAIS INTERESSANTE É NECESSÁRIO
(A) USAR RIMAS COMPLEXAS E VARIADAS.
(B) FORMAR DESENHOS COM AS PALAVRAS.
(C) ESCREVER COM LETRAS BEM PEQUENAS.
(D) USAR SOMENTE PALAVRAS COMPLEXAS.
QUESTÃO 4
AGORA É A SUA VEZ! VOCÊ IRÁ PRODUZIR UM POEMA VISUAL. PARA ISSO, SUGERE-SE O PASSO A PASSO ABAIXO:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam- se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemioticos, tais como: boxes de complementação, linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |