You are currently viewing Língua Portuguesa – Planejando a escrita de um artigo de divulgação científica
Mobile SEO abstract concept vector illustration. Mobile optimization, SEO service, search engine marketing, navigation menu bar, agency corporate website, UI element design abstract metaphor.

Língua Portuguesa – Planejando a escrita de um artigo de divulgação científica

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

• Observe a estrutura do texto e veja se está adequada;
  • Verifique se o texto atende à temática abordada;
  • Realizou as citações de maneira correta?
  • A norma-padrão da língua está bem empregada na construção do texto?
  • Os argumentos estão bem elaborados?
  • Os fatos da pesquisa foram expostos de forma coerente?
  • A conclusão está bem estruturada?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – PLANEJANDO UM ARTIGO DE DIVULGAÇÃO – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=f5JmG5bYYDw> Acesso em: 26, set. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Faça uma pesquisa na internet sobre estudos desenvolvidos recentemente sobre a saúde mental e o bem-estar do brasileiro no período pós-pandemia.

QUESTÃO 2

Depois de realizar suas buscas, elabore um texto de divulgação dessa pesquisa. Para isso, faça um planejamento do seu texto seguindo os passos abaixo:

a) Qual é a tese do seu texto, isto é, a ideia central dele?

b) Quais são os objetivos do seu texto?

c) Quais dados você apresentará para comprovar o estudo e a tese a respeito dele?

d) Você apresentará alguma citação direta ou indireta para ampliar a credibilidade do seu texto? Organize-a.

e) Quais são as referências das pesquisas que embasam seu texto?

QUESTÃO 3

Escreva a primeira versão do seu artigo de divulgação científica.

QUESTÃO 4

É hora da revisão! Releia o texto que acabou de escrever com o objetivo de revisá-lo. Siga as dicas abaixo:

Observe a estrutura do texto e veja se está adequada;

Verifique se o texto atende à temática abordada;

Realizou as citações de maneira correta?

A norma-padrão da língua está bem empregada na construção do texto?

Os argumentos estão bem elaborados?

Os fatos da pesquisa foram expostos de forma coerente?

A conclusão está bem estruturada?

QUESTÃO 5

Depois de revisar seu texto, prepare a versão final para ser divulgada para sua classe e sua escola.

QUESTÃO 6

QUESTÃO 7

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros.
(EF69LP35-A) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo.
(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, reportagens científicas, verbetes de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa, infográficos, relatos de experimento científico e relato multimidiático de campo.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.
LEIBRUDER,, A. P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (Org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 229-253.