Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
O texto de divulgação científica é um texto dissertativo-argumentativo que tem como objetivo apresentar, publicamente, os resultados de pesquisas realizadas por grupos de cientistas de forma mais acessível, pois, no texto científico original, a linguagem é específica e pode ser de difícil compreensão, conforme Leibruder (2001).
Ao produzir um artigo de divulgação científica é importante que o autor retome elementos da estrutura e aspectos relativos ao contexto de produção e circulação da pesquisa realizada. Para isso, é preciso considerar em seu planejamento de texto algumas questões como: O que escrever? Para quem? Por que escrever? Como escrever?
A introdução de um texto como esse, vide regra, apresenta a ideia central do que será defendido pelo estudo, de maneira objetiva e formal.
No desenvolvimento do texto, o autor precisa apresentar os argumentos do estudo que defendem ou refutam algum conceito ou teoria, baseado em fatos. É importante que não haja ambiguidades nem contradições na argumentação. Por isso, é importante citar dados do estudo e citações de autoridade no assunto defendido, por exemplo.
Na conclusão, deve-se retomar a ideia central apresentada no início do texto com o propósito de reafirmá-la, fazendo valer os argumentos apresentados para tal validação.
Depois de escrever, é preciso revisar o texto. Para revisar o texto, considere os seguintes itens:
- Observe a estrutura do texto e veja se está adequada;
- Verifique se o texto atende à temática abordada;
- Realizou as citações de maneira correta?
- A norma-padrão da língua está bem empregada na construção do texto?
- Os argumentos estão bem elaborados?
- Os fatos da pesquisa foram expostos de forma coerente?
- A conclusão está bem estruturada?
Depois de fazer a revisão e reescrita de seu artigo de divulgação científica, divulgue-o para sua comunidade.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Faça uma pesquisa na internet sobre estudos desenvolvidos recentemente sobre a saúde mental e o bem-estar do brasileiro no período pós-pandemia.
QUESTÃO 2
Depois de realizar suas buscas, elabore um texto de divulgação dessa pesquisa. Para isso, faça um planejamento do seu texto seguindo os passos abaixo:
a) Qual é a tese do seu texto, isto é, a ideia central dele?
b) Quais são os objetivos do seu texto?
c) Quais dados você apresentará para comprovar o estudo e a tese a respeito dele?
d) Você apresentará alguma citação direta ou indireta para ampliar a credibilidade do seu texto? Organize-a.
e) Quais são as referências das pesquisas que embasam seu texto?
QUESTÃO 3
Escreva a primeira versão do seu artigo de divulgação científica.
QUESTÃO 4
É hora da revisão! Releia o texto que acabou de escrever com o objetivo de revisá-lo. Siga as dicas abaixo:
Observe a estrutura do texto e veja se está adequada;
Verifique se o texto atende à temática abordada;
Realizou as citações de maneira correta?
A norma-padrão da língua está bem empregada na construção do texto?
Os argumentos estão bem elaborados?
Os fatos da pesquisa foram expostos de forma coerente?
A conclusão está bem estruturada?
QUESTÃO 5
Depois de revisar seu texto, prepare a versão final para ser divulgada para sua classe e sua escola.
QUESTÃO 6
O principal objetivo de um artigo de divulgação científica é
(A) expor os resultados de pesquisas de forma mais acessível.
(B) disseminar linguagem específica.
(C) apresentar dados complexos.
(D) analisar teorias científicas.
QUESTÃO 7
É importante não haver ambiguidades nem contradições na argumentação de um texto científico
(A) para confundir os leitores.
(B) para validar a pesquisa realizada.
(C) para dificultar a compreensão do texto.
(D) para aumentar a complexidade da linguagem.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | EF69LP29-B) Analisar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica, de forma a ampliar as possibilidades de compreensão (e produção) desses gêneros. (EF69LP35-A) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo. (EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, reportagens científicas, verbetes de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa, infográficos, relatos de experimento científico e relato multimidiático de campo. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. LEIBRUDER,, A. P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. (Org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 229-253. |