You are currently viewing Língua Portuguesa – Pesquisar para saber mais

Língua Portuguesa – Pesquisar para saber mais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/bonito-menino-menina-leitura-livros_3533130.htm#query=livros%20desenho&position=22&from_view=search>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Mais – L. Portuguesa – 4º Ano – 1º Bim – Videoaula 4 – PESQUISAR PARA SABER MAIS

Pesquisar para saber mais

Olá estudante!

Quando você precisa buscar informações sobre um determinado assunto, que fontes utiliza?

Para buscar definições e informações sobre determinado assunto, podemos ler verbetes.

Um verbete é um texto breve e informativo em um dicionário, enciclopédia ou obra de referência destinado a explicar um conceito.

O verbete de dicionário é uma entrada individual que fornece informações sobre uma palavra específica, é organizado em ordem alfabética.

O verbete de enciclopédia: é uma entrada curta e informativa que fornece uma visão geral de um tópico específico em uma enciclopédia.

Geralmente o verbete de uma enciclopédia obedece uma estrutura que inclui: título ou cabeçalho, introdução, informações principais, divisão em seções ou tópicos, referências, bibliografia ou fontes. Pode apresentar imagens, gráficos ou mapas.

Um verbete bastante usado é o verbete de curiosidade. Você sabe o que é um verbete de curiosidade?  Por que as pessoas leem verbetes de curiosidades?

Verbete de curiosidade é um gênero que se caracteriza por uma entrada que destaca um fato interessante, peculiar ou surpreendente sobre um tema específico. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta.

Os verbetes de curiosidade científica podem trazer informações variadas e circulam em revistas impressas e digitais, blogs, sites e enciclopédias colaborativas.

QUESTÃO 1

Agora, leia os verbetes e identifique os elementos solicitados:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Disponível em: <>https://br.freepik.com/vetores-premium/conjunto-de-caracteres-de-meninos_5088426.htm#query=crian%C3%A7a%20desenho&position=38&from_view=search. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.

QUESTÃO 2

Ao escrever um texto é importante ficar atento quanto aos elementos que devem estar presentes neste texto. Você irá escrever verbetes de curiosidades – Você sabia?,  para cada assunto indicado:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-premium/criancas-brincando-com-varios-brinquedos_5650702.htm#query=crian%C3%A7a%20brinquedos%20desenho&position=17&from_view=search>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-de-criancas-comendo-fast-food_11575523.htm#query=crian%C3%A7a%20comendo%20desenho&position=26&from_view=search>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-animais-de-fazenda-e-celeiro-em-fundo-branco_8917701.htm#query=crian%C3%A7a%20animais%20desenho&position=35&from_view=search>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.

QUESTÃO 3

O que diferencia um verbete de dicionário de um verbete de enciclopédia?Assinale a alternativa correta:

(A) A presença de imagens.

(B) A organização em ordem alfabética.

(C) A inclusão de referências bibliográficas.

(D) A apresentação de uma visão geral do tópico.

(E) Nenhuma das anteriores

QUESTÃO 4

Por que as pessoas geralmente leem verbetes de curiosidades?

(A) Para aprofundar conhecimentos em temas específicos.

(B) Porque são obrigadas em contextos acadêmicos.

(C) Devido ao formato envolvente e surpreendente das informações.

(D) Para encontrar definições precisas de palavras.

(E) Para relatar acontecimentos atuais.

Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.
(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP25-A) Analisar e produzir textos, de forma coletiva, com a ajuda do professor, para apresentar resultados de observações e de pesquisas, em fontes de informações incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.