Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Pesquisar para saber mais
Olá estudante!
Quando você precisa buscar informações sobre um determinado assunto, que fontes utiliza?
Para buscar definições e informações sobre determinado assunto, podemos ler verbetes.
Um verbete é um texto breve e informativo em um dicionário, enciclopédia ou obra de referência destinado a explicar um conceito.
O verbete de dicionário é uma entrada individual que fornece informações sobre uma palavra específica, é organizado em ordem alfabética.
O verbete de enciclopédia: é uma entrada curta e informativa que fornece uma visão geral de um tópico específico em uma enciclopédia.
Geralmente o verbete de uma enciclopédia obedece uma estrutura que inclui: título ou cabeçalho, introdução, informações principais, divisão em seções ou tópicos, referências, bibliografia ou fontes. Pode apresentar imagens, gráficos ou mapas.
Um verbete bastante usado é o verbete de curiosidade. Você sabe o que é um verbete de curiosidade? Por que as pessoas leem verbetes de curiosidades?
Verbete de curiosidade é um gênero que se caracteriza por uma entrada que destaca um fato interessante, peculiar ou surpreendente sobre um tema específico. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta.
Os verbetes de curiosidade científica podem trazer informações variadas e circulam em revistas impressas e digitais, blogs, sites e enciclopédias colaborativas.
Atividades
QUESTÃO 1
Verbete de curiosidade é um gênero que se caracteriza por uma entrada que destaca um fato interessante, peculiar ou surpreendente sobre um tema específico.
Agora, leia os verbetes e identifique os elementos solicitados:
QUESTÃO 2
Ao escrever um texto é importante ficar atento quanto aos elementos que devem estar presentes neste texto. Você irá escrever verbetes de curiosidades – Você sabia?, para cada assunto indicado:
QUESTÃO 3
O que diferencia um verbete de dicionário de um verbete de enciclopédia?Assinale a alternativa correta:
(A) A presença de imagens.
(B) A organização em ordem alfabética.
(C) A inclusão de referências bibliográficas.
(D) A apresentação de uma visão geral do tópico.
(E) Nenhuma das anteriores
QUESTÃO 4
Por que as pessoas geralmente leem verbetes de curiosidades?
(A) Para aprofundar conhecimentos em temas específicos.
(B) Porque são obrigadas em contextos acadêmicos.
(C) Devido ao formato envolvente e surpreendente das informações.
(D) Para encontrar definições precisas de palavras.
(E) Para relatar acontecimentos atuais.
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação linkagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF03LP25-A) Analisar e produzir textos, de forma coletiva, com a ajuda do professor, para apresentar resultados de observações e de pesquisas, em fontes de informações incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |