You are currently viewing Língua Portuguesa – Pesquisa, planejamento e produção de texto

Língua Portuguesa – Pesquisa, planejamento e produção de texto

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1868728/> Acesso em: 04, abr. 22

Quais assuntos você mais costuma pesquisar na internet? Geralmente, o que você faz com as informações que obtém dessas pesquisas? Nas pesquisas escolares, você costuma elaborar um roteiro para guiar suas buscas? Você já produziu algum relatório de pesquisa?

Escrever um texto sobre algum assunto que exige pesquisa nem sempre é fácil. Para produzir um texto como resultado de uma pesquisa é preciso seguir alguns processos. Veja alguns pontos essenciais para alcançar esse produto final: pesquisar, ler e compreender, planejar, redigir e revisar o texto.

Pesquisar

Depois de ter definido o tema da pesquisa, elabore uma pergunta de pesquisa para guiar as buscas. Em seguida, defina quais serão os meios de pesquisa. Acesse e compare fontes de pesquisa diferentes para o mesmo tema e/ou pergunta de pesquisa. Em suas buscas, considere gêneros variados como notícias, infográficos, artigos, por exemplo. É importante ter sempre em mãos algum material para anotar e sistematizar as informações geradas na pesquisa.

Ler e compreender

Para ler e compreender as informações encontradas nas pesquisas há várias possibilidades como, por exemplo, estabelecer perguntas prévias que devem ter respostas nos textos buscados. São dicas de questões:

  • Qual é a ideia central do texto?
  • Quais são as informações mais relevantes do texto?
  • Quais dados o texto apresenta?
  • O texto cita outros estudos? Quais?

Outra estratégia para ler e compreender os textos está relacionada a grifar as informações mais relevantes do texto e realizar pequenas anotações (informações objetivas) nas margens do texto (caso seja possível fazer isso no material).

Planejar

Depois de pesquisar e relacionar as informações encontradas nas pesquisas, é hora de planejar o texto que apresentará os dados. Para isso, organize um roteiro, como um esquema em forma de itens, contemplando os seguinte itens:

  • Tema da pesquisa;
  • Pergunta que você buscou responder;
  • Como você buscou a resposta para a sua pergunta;
  • Resultados da pesquisa;
  • Suas considerações a partir dos resultados obtidos. 

A partir dos itens escritos no planejamento, elabore seu texto. Não se esqueça de utilizar a norma padrão da língua. Por se tratar de um relatório de pesquisa, evite utilizar a primeira pessoa do singular (eu). 

Revisar

A revisão é um momento de reencontro com o texto. 

Há duas grandes formas de revisar um texto (processual ou final), ainda que as estratégias de revisão sejam diversas. Para isso, você pode reler o texto em voz alta e, enquanto isso, observar as repetições, as palavras que precisam ser corrigidas, as concordâncias, as frases que não estão claras, por exemplo. Outra possibilidade de revisão é a correção por pares. Ao  formar par com alguém, essa pessoa pode ler seu texto e dar sugestões. Você pode fazer o mesmo com o texto da outra pessoa.

Você pode elaborar uma chave de correção e checar no texto cada uma das partes apontadas na chave.

Depois de conferir essas dicas sobre pesquisar, planejar e produzir seus textos, o desafio é começar! 


Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Pesquisa, planeja“. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HlhkEhX5qoE> Acesso em 02 mai. 2022

Responda às questões a seguir:

QUESTÃO 1

Vamos pesquisar! Acesse o site do jornal Joca, clique na aba “Cultura” <https://www.jornaljoca.com.br/category/cultura/> e pesquise sobre o filme Encanto. É provável que você encontre mais de uma manchete sobre este filme. Selecione qual texto irá ler. Depois de lê-lo, elabore um mapa mental para listar as informações mais importantes do texto.

Como fazer um mapa mental? No centro da folha, insira a palavra-chave do estudo, nesse caso, Encanto. Para cada informação que você anotar, puxe uma seta a partir da palavra-chave para alguma direção da folha que esteja livre para anotações. Seu mapa mental ficará parecido com o desenho abaixo:

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1469592/>
 Acesso em: 04, abr. 22

QUESTÃO 2

Agora que você já selecionou as informações e dados mais relevantes do texto, está na hora de planejar o texto que irá divulgar as informações do texto pesquisado. Para isso, planeje quais informações irá inserir em cada parágrafo de sua produção textual. 

a) Primeiro parágrafo – dedique este parágrafo a uma apresentação geral do que irá divulgar, ou seja, explique o que foi pesquisado, em qual fonte (site) e qual é sua percepção geral a respeito dos resultados encontrados.

b) Segundo parágrafo – indique quais informações obtidas na pesquisa você apresentará primeiro. É importante ter uma estratégia de produção: você pode começar pelas informações mais relevantes para as mais simples, ou o contrário. Qual efeito deseja produzir com essa ordenação?

c) Terceiro parágrafo – indique quais informações obtidas na pesquisa você apresentará neste momento.

d) Quarto parágrafo – indique quais informações obtidas na pesquisa você apresentará neste momento.

e) Quinto parágrafo – este é o momento da conclusão. Nessa parte, você retoma a percepção central apontada no início do texto e, na sequência, pode recomendar a leitura do texto completo ou, até mesmo, que o leitor assista ao filme. Como você pretende fazer isso? Anote.

QUESTÃO 3

Depois de ter planejado seu texto, está na hora de escrevê-lo. Após o término, lembre-se de revisá-lo para eliminar os desvios de escrita. Compartilhe seu texto com a classe.

QUESTÃO 4

Questões como “Qual é a ideia central do texto?’, “Quais são as informações mais relevantes do texto?” e “Quais dados o texto apresenta?” costumam aparecer em qual etapa do processo de produção de um texto?

(A) Escolha do tema de pesquisa.

(B) Leitura e compreensão de textos motivadores.

(C) Planejamento da escrita da produção textual.

(D) Revisão do texto produzido.

QUESTÃO 5

Reler o texto em voz alta, observar as repetições, as palavras que precisam ser corrigidas, as concordâncias, as frases que não estão claras, são movimentos realizados:

(A) na leitura da coletânea de textos.

(B) na produção do texto.

(C) na revisão do texto.

(D) na apresentação do texto para a classe.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades
estruturantes:
(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), quadro sinóptico, ou resumo do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado. 
(EF69LP34-B) Possibilitar uma maior compreensão do texto e a sistematização de conteúdos e informações.
(EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes.
(EF67LP20-A) Investigar um tema proposto, elaborando questões e hipóteses que orientarão na busca e seleção de informações que podem solucionar um problema proposto etc. 
(EF67LP20) Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas. 
(EF69LP35-A) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo. 
(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, reportagens científicas, verbetes de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa, infográficos, relatos de experimento científico, relato multimidiático de campo.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.