You are currently viewing Língua Portuguesa – Os modos verbais

Língua Portuguesa – Os modos verbais

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-4997565/>. Acesso em 13, mar. 2023.

Para estabelecermos comunicação, seja ela verbal ou escrita, utilizamos combinações variadas entre as palavras. Nos estudos da língua portuguesa, as palavras são classificadas em dez classes de palavras, também chamadas de classes gramaticais. Uma dessas classes é o verbo. Na elaboração dos textos (sejam eles orais e escritos), os verbos são encarregados pela progressão dos acontecimentos relatados.

O verbo é a classe gramatical que expressa ação, estado, fato ou fenômeno da natureza.

Os verbos, além de suas formas nominais, são classificados em três modos verbais.

Os modos verbais existem para indicar a maneira como os verbos se expressam.

A seguir, veja um pouco sobre cada um deles.

Modo indicativo

O modo indicativo existe para exprimir sentidos de ações certas, fatos. Ele pode ser conjugado em seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

A escola está em obras.

(presente do indicativo – 3ª pessoa do singular)

A escola estava em obras.

(pretérito imperfeito do indicativo – 3ª pessoa do singular)

As escolas foram reformadas.

(pretérito perfeito do indicativo – 3ª pessoa do plural)

Márcia participará do campeonato de futebol.

(futuro do presente do indicativo – 3ª pessoa do singular)

Modo subjuntivo

O modo subjuntivo exprime sentidos relacionados à possibilidade, hipótese, desejo. Ele é conjugado em três tempos verbais no subjuntivo simples: presente, pretérito imperfeito e futuro do presente; e três tempos verbais no subjuntivo composto: pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito e futuro do presente.

Tomara que eu comece a lavar a louça antes do filme.

(presente do subjuntivo simples – 1ª pessoa do singular)

Se Douglas começasse a tarefa antes do jantar, estaria livre para a partida de futebol.

(pretérito imperfeito do subjuntivo simples – 3ª pessoa do singular)

Os verbos conjugados no modo subjuntivo composto acontecem quando o verbo principal é antecedido por um verbo auxiliar, como “ter” e “haver”. Nessa situação, o verbo auxiliar é conjugado conforme o tempo verbal. Já o verbo principal mantém-se no particípio (forma verbal terminada em -ado, -ido). Veja o exemplo:

(verbo auxiliar + verbo principal na forma nominal particípio)

Quando eu tiver visitado Analu, já estaremos de férias.

(tiver – futuro do subjuntivo; visitado – particípio)

Modo imperativo

Os verbos conjugados no modo imperativo expressam sentidos relacionados a situações de ordem, pedido, conselho ou, até mesmo, convite. Eles são comumente utilizados em mensagens de avisos e textos instrucionais, por exemplo. Esse modo verbal apresenta duas formas: imperativo afirmativo e imperativo negativo.

Faça silêncio!

(imperativo afirmativo)

Não sofra calada!

(imperativo negativo)

Para refletir

Agora que você já identificou os modos verbais, reflita: você utiliza todos eles no seu dia a dia? Em quais situações? Qual é a importância de compreender os modos verbais para a comunicação oral e escrita?

Leia o fragmento de texto a seguir para responder às questões.

Vamos a Jaborandi

“Foi lá nos tempos de mil novecentos e bolinhas…

Lá em casa tínhamos uma moto, aliás, meu pai tinha uma moto. Não era a coisa mais agradável e segura andar três pessoas em uma moto, mas era algo rotineiro. Volta e meia, íamos nela até a cidade. E se uma coisa que criança que vive na fazenda ama é ir à cidade. Era um evento. Sempre que meus pais falavam que iriam para a rua, eu já me organizava: corria no quarto, pegava meu dinheiro juntado da venda de acerolas no esconderijo do guarda-roupa, escolhia a roupa e a sandália que usaria. Estava pronto para correr no mercadinho que vendia os chicletes com as figurinhas que colecionava e os pacotinhos de suco que tinham na capa as imagens do desenho que tanto amava.”

SANTOS, Marlon. Vamos a Jaborandi. In: Das flores ao esquecimento. 2ª ed. Goiânia: Kelps, 2023, p.25.

QUESTÃO 1

Sobre o fragmento do texto, podemos compreender que

(A) o narrador, por meio do relato, indica fatos ocorridos em um tempo passado.

(B) o narrador, por meio do relato, exprime o desejo de realizar algo no presente.

(C) o narrador, por meio do relato, expressa um pedido em um tempo presente.

(D) o narrador, por meio do relato, instrui o leitor a realizar uma ação no futuro.

QUESTÃO 2

Na trecho “Foi lá nos tempos de mil novecentos e bolinhas…”, o verbo está empregado:

(A) no modo indicativo

(B) no modo imperativo