Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Para refletir sobre os modalizadores discursivos, reflita a partir do seguinte exemplo.
Em razão do trabalho desenvolvido pela autoridade judicial naquela comunidade, após ter deixado a função, era comum ouvir comentários como:
É necessário que o juiz volte.
É obrigatório que o juiz volte.
É certo que o juiz volte.
Nos exemplos acima, o foco principal é a volta do juiz. No entanto, as palavras destacadas dão um grau diferenciado à expressividade, modificando, também, os efeitos de sentido expressos como necessidade. Essas palavras em destaque nas sentenças exercem a função de modalizadores.
Conforme o Priberam Dicionário, modalizar significa “marcar um enunciado com um elemento (palavra, expressão, entoação etc.) que expressa uma atitude ou uma opinião”. Nesse sentido, o modalizador é um elemento gramatical ou lexical (palavra ou expressão) por meio do qual o enunciador revela alguma atitude a respeito do que ele mesmo enuncia.
Mesmo de forma encoberta, o produtor do texto deixa seus posicionamentos subentendidos ou sugeridos, influenciando o leitor a compreender o que é dito por ele. Assim, o modalizador modifica a maneira de como dizemos/escrevemos as ideias.
Na produção de textos, podemos mobilizar vários recursos linguísticos em favor da argumentação do texto: modos verbais, verbos auxiliares, adjetivos, advérbios, entre outros.
Alguns autores dividem a modalização em:
– epistêmica, que expressa uma avaliação sobre o valor de verdade e as condições de verdade das proposições: realmente, talvez, quase;
– deôntica, que se refere ao princípio da obrigação, da permissão: obrigatoriamente; e
– afetiva, que verbaliza as reações emotivas: infelizmente.
A pontuação no texto também contribui para a formação de sentidos do que pretendemos dizer, influenciando diretamente na significação do discurso.
A conversa começou!
A conversa começou?
A “conversa” começou.
A conversa começou…
É necessário conhecer e utilizar esses mecanismos textuais que marcam os efeitos de sentidos no uso e fazem um diferencial na conversa, exposição e/ou escrita de quem os conhece para que a comunicação, seja ela oral ou escrita, seja efetiva.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Você já vivenciou situações em que foi convencido(a) de que o assunto poderia ter sido tratado de uma forma diferente? Como foi?
QUESTÃO 2
Você já observou que a escolha das palavras ou expressões pode influenciar a tomada de decisão das pessoas? Cite uma situação em que esse fenômeno ocorre.
QUESTÃO 3
Leia as seguintes sentenças e explique o efeito de sentido provocado pelo modalizador destacado em cada uma delas.
É importante que Marisa cante.
É obrigatório que Marisa cante.
É certo que Marisa cante.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir:
Bia,
Passei em sua casa para deixar o livro necessário para a apresentação na escola. Como você não estava, certamente, por ter ido à academia, deixei seu exemplar na caixa do correio. Ah, só lembrando: é urgente que você me envie os slides da apresentação ainda hoje, para deixarmos tudo organizado para amanhã.
Um cheiro,
Karol
Reescreva o texto substituindo os modalizadores destacados por outros que mantenham o mesmo sentido.
QUESTÃO 5
Os modalizadores são utilizados em um texto para
(A) indicar a sequência de eventos.
(B) descrever características de personagens.
(C) demonstrar a atitude ou opinião do autor.
(D) apresentar dados estatísticos.
QUESTÃO 6
A frase em que o modalizador é utilizado para expressar dúvida é
(A) “Com certeza, ele chegará amanhã.”
(B) “Ele talvez tenha saído mais cedo.”
(D) “Obviamente, ela sabia o que estava fazendo.”
(D)”Certamente, esta é a melhor opção.”
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.). (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. 2008- 2021. Disponível em https://dicionario.priberam.org/modalizar. Acesso em: 29 mar. 2021. |