You are currently viewing Língua Portuguesa – Os gêneros entrevista e debate
Young couple arguing at home. Man and woman sitting on couch and talking flat vector illustration. Conflict, relationship, communication concept for banner, website design or landing web page

Língua Portuguesa – Os gêneros entrevista e debate

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Young couple arguing at home. Man and woman sitting on couch and talking flat vector illustration. Conflict, relationship, communication concept for banner, website design or landing web page – Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/jovem-casal-discutindo-em-casa-homem-e-mulher-sentados-no-sofa-conversando-sobre-ilustracao-plana_12291388.htm> Acesso em 16, mar. 2022

A entrevista é um gênero discursivo do campo jornalístico que circula nas mídias digitais e costuma ser publicada/veiculada em jornais e revistas. Nela, uma pessoa faz perguntas a outra(s) sobre sua vida ou algum tema específico.

Da natureza da oralidade, a entrevista também se aplica à escrita. A depender de qual modalidade se apresenta, algumas características podem mudar. Por exemplo, na entrevista oral, as expressões faciais, entonação de voz e emoções colaboram para a construção dos sentidos e do gênero como um todo.

Por ser um texto interativo, há os turnos de fala alternados entre entrevistador e pessoa entrevistada. Também, a depender da entrevista, estrutura e linguagem podem ser mais ou menos formais. 

Esse gênero jornalístico tem o objetivo de conhecer mais sobre a vida de quem é entrevistado ou a respeito de um determinado tema. Quase sempre, o entrevistado é uma pessoa famosa do meio artístico, científico ou político. 

Uma ação importante por parte do entrevistador, ao planejar a execução desse gênero é fazer uma minuciosa pesquisa sobre a pessoa ou o tema do diálogo. 

Outro gênero da oralidade é o debate. Este gênero se caracteriza pela divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto. Logo, concebemos um gênero discursivo marcado pelo discurso argumentativo,  persuasivo. As pessoas que participam de um debate têm como maior objetivo convencer  o público-alvo a respeito de uma opinião defendida.

Há uma diferença entre debater para persuadir de debater para convencer. Debater para persuadir significa que quem está argumentando quer que o público-alvo aja de uma determinada forma (como se vendesse um produto) e, para conseguir tal feito, não se importa tanto com a veracidade dos argumentos, sendo uma fala mais apelativa. Debater para convencer significa que quem está argumentando deseja mudar o pensamento do público-alvo (agora o que se vende é uma ideia, um pensamento), por isso a validade dos argumentos faz-se de suma importância e são apresentados dados e provas de origens reais e fidedignas.

Uma forma interessante de promover o debate na escola é por meio do debate regrado, que tem por objetivo discutir um assunto, geralmente polêmico, sob duas ou mais opiniões. Os participantes envolvidos costumam defender ideias opostas e seguem regras para fazê-lo. 

Sobre o debate regrado:

  • Possui um moderador, que é a pessoa responsável por apresentar os debatedores, cumprimenta o público, apresenta o tema que será debatido e orienta sobre as regras do debate.
  • Os participantes participam ativamente do debate em seus momentos de fala e devem respeitar os momentos de cada participante apresentar suas ideias.
  • Há debates em que o público pode fazer perguntas aos debatedores.
  • O tema do debate deve ser relevante para a sociedade ou grupo específico.
  • O tempo de duração é delimitado conforme as regras descritas no início do debate.

Com qual desses gêneros orais você mais se identifica: a entrevista ou o debate?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – 6º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 2º Bim Videoaula 1 – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6ZmuW69M-8I> Acesso em 04, abr. 2022

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Leia as seguintes definições e assinale aquela que explica melhor o que é um debate.

(A) Costuma ser publicada/veiculada em jornais e revistas impressas.

(B) Da natureza da oralidade, também se aplica à escrita.

(C) Uma pessoa faz perguntas a outra sobre sua vida ou algum tema específico.

(D) Divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto.

QUESTÃO 2

Sobre o objetivo do gênero discursivo entrevista é correto afirmar que:

(A) tem o objetivo de obter e divulgar informações sobre a vida da pessoa entrevistada ou sobre um tema específico. 

(B) têm como maior objetivo convencer  o público-alvo a respeito de uma opinião defendida.

(C) quer que o público-alvo aja de uma determinada forma (como se vendesse um produto).

(D) deseja mudar o pensamento do público-alvo (agora o que se vende é uma ideia, um pensamento).

QUESTÃO 3

Reflita sobre uma situação que costuma acontecer em sua escola que gere algum desconforto para a comunidade escolar. O tema desta reflexão será o tema de sua entrevista. Para realizar a entrevista, siga os seguintes passos: 

a) Selecione a pessoa a ser entrevistada, pode ser alguém da classe ou qualquer pessoa da sua escola.

b) Sua entrevista deverá ter um tempo curto, cerca de 10 a 15 minutos. Então, considere esse tempo para a elaboração das perguntas.

c) Elabore questões claras e objetivas para a pessoa entrevistada responder.

d) Anote as respostas dadas pela pessoa entrevistada ou grave em um celular (caso ela concorde com a gravação de sua voz).

e) Lembre-se de ser cordial em todo o momento da entrevista e agradecer a pessoa entrevistada pela participação. Caso ela não queira ser identificada, nessa situação, respeite seu desejo.

QUESTÃO 4

Agora que sua entrevista foi realizada, passe o texto a limpo e verifique as inadequações de sua escrita para fazer as devidas correções. 

QUESTÃO 5

Apresente os resultados da entrevista para a classe e sugira um debate sobre o tema da entrevista partindo da opinião da pessoa entrevistada.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF67LP14-A/B) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, o porquê da escolha daquele entrevistado, levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão etc.). 
(EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. 
(EF67LP14-D) Selecionar partes do texto, transcrever e editá-lo, quando for o caso, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero, garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática. 
(EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. 
(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles. 
(EF69LP16-B) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do argumentar, tais como cartas do leitor (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2022.
TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-entrevista/ Acesso em 21, fev. 2022