You are currently viewing Língua Portuguesa – Os gêneros biografia e perfil

Língua Portuguesa – Os gêneros biografia e perfil

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1605416/> Acesso em: 29, ago. 22
  • Depois de definir quem terá a vida biografada, faça uma pesquisa sobre essa pessoa;
  • Selecione e registre as informações mais relevantes que você deseja contar;
  • Lembre-se que algumas informações são básicas, como nome, data e local de nascimento, profissão;
  • Ao escrever o texto, não se esqueça de utilizar termos ou expressões para ligar as ideias, utilizar pronomes para fazer retomadas.
  • Faça um planejamento do que pretende contar sobre você listando qualidades, interesses, sonhos…;
  • Determine onde seu perfil será publicado e tenha em mente um público-alvo dessa rede;
  • Lembre-se das informações básicas sobre você, como nome, idade, onde mora;
  • Quais elementos visuais você utilizará? Fotografia, desenho?
  • Antes de finalizar seu perfil, revise todas as informações e os aspectos linguísticos do texto.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – OS GÊNEROS BIOGRAFIA E PERFIL – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CC1tCKGlGDk&list=PLxRkqxlT0AC3UIVNCKViAjRDdnGCCQ8AA> Acesso em: 26, set. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

Leia um trecho da biografia de Júlio Verne para responder às questões 3 a 6.

QUESTÃO 3

Os acontecimentos relatados no texto são citados em ordem cronológica ou aleatória? Comprove sua resposta com elementos do texto.

QUESTÃO 4

A biografia de Júlio Verne é narrada em 3ª pessoa. Quais mudanças aconteceriam caso o texto estivesse sendo narrado na 1º pessoa, isto é, pelo próprio Júlio Verne?

QUESTÃO 5

O termo apesar de, que está destacado no texto, pode ser substituído por qual outro termo ou expressão de sentido similar?

QUESTÃO 6

A partir da biografia lida, elabore um perfil para o escritor Júlio Verne utilizando itens ou tópicos.

Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios de cada gênero narrativo.
(EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.