Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Biografias e perfis são dois gêneros comuns de não ficção literária que fornecem insights sobre a vida e as experiências de pessoas reais. Embora ambos os gêneros se concentrem em indivíduos, eles têm características distintas que moldam a forma como a informação é apresentada aos leitores.
A biografia é é um relato detalhado da vida de uma pessoa que apresenta um conjunto de fatos e informações marcantes sobre sua vida, destacando os principais eventos, conquistas e desafios que ela enfrentou, em ordem cronológica, isto é, começando no nascimento do indivíduo e continuando ao longo dos principais marcos da vida. Geralmente, é narrada em terceira pessoa (a não ser que seja um texto autobiográfico). As biografias são escritas por autores que realizam extensas pesquisas para compilar uma narrativa abrangente da vida do sujeito.
O perfil é uma peça mais concisa que capta a essência de uma pessoa em um formato mais curto. Os perfis geralmente se concentram em aspectos específicos de um indivíduo, como carreira, realizações ou qualidades únicas. Ele pode ter diversas funções, podendo servir como uma apresentação simples em redes sociais, uma forma de divulgação de um serviço prestado, um resumo do currículo para se candidatar a uma vaga de emprego, entre outros. Ao contrário das biografias, os perfis podem não seguir estritamente uma ordem cronológica e, em vez disso, enfatizar as informações mais relevantes sobre o assunto.
Tanto as biografias como os perfis desempenham uma função social crucial, documentando as vidas e contribuições de indivíduos em vários campos. Eles ajudam a preservar os legados de figuras notáveis, inspiram os leitores através de histórias de perseverança e sucesso e fornecem lições valiosas que podem informar e educar as gerações futuras.
Passo a passo para produzir uma biografia
- Depois de definir quem terá a vida biografada, faça uma pesquisa sobre essa pessoa;
- Selecione e registre as informações mais relevantes que você deseja contar;
- Lembre-se que algumas informações são básicas, como nome, data e local de nascimento, profissão;
- Ao escrever o texto, não se esqueça de utilizar termos ou expressões para ligar as ideias, utilizar pronomes para fazer retomadas.
Passo a passo para produzir um perfil
- Faça um planejamento do que pretende contar sobre você listando qualidades, interesses, sonhos…;
- Determine onde seu perfil será publicado e tenha em mente um público-alvo dessa rede;
- Lembre-se das informações básicas sobre você, como nome, idade, onde mora;
- Quais elementos visuais você utilizará? Fotografia, desenho?
- Antes de finalizar seu perfil, revise todas as informações e os aspectos linguísticos do texto.
Qual desses dois gêneros textuais você tem mais contato: a biografia ou o perfil?
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
É uma característica comum do gênero textual perfil
(A) o relato detalhado da vida de uma pessoa.
(B) a descrição da vida de uma pessoa numa narrativa em 1ª pessoa.
(C) a narração desde o nascimento do indivíduo até o seu momento atual ou o fim de sua vida.
(D) apresentação de aspectos específicos de um indivíduo, como carreira e qualidades.
QUESTÃO 2
As biografias e os perfis são considerados importantes socialmente porque
(A) documentam a vida das pessoas de forma fantasiosa e inventada.
(B) preservam o legado de figuras notáveis e inspiram os leitores.
(C) manipulam informações e distorcem a realidade das pessoas biografadas.
(D) não têm relevância histórica ou educativa para as gerações futuras.
Leia um trecho da biografia de Júlio Verne para responder às questões 3 a 6.
QUESTÃO 3
Os acontecimentos relatados no texto são citados em ordem cronológica ou aleatória? Comprove sua resposta com elementos do texto.
QUESTÃO 4
A biografia de Júlio Verne é narrada em 3ª pessoa. Quais mudanças aconteceriam caso o texto estivesse sendo narrado na 1º pessoa, isto é, pelo próprio Júlio Verne?
QUESTÃO 5
O termo apesar de, que está destacado no texto, pode ser substituído por qual outro termo ou expressão de sentido similar?
QUESTÃO 6
A partir da biografia lida, elabore um perfil para o escritor Júlio Verne utilizando itens ou tópicos.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios de cada gênero narrativo. (EF69LP51-A) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |