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Língua Portuguesa – Os explícitos e os implícitos do texto

Olá, estudante! Esta videoaula de Língua Portuguesa para o 9º ano do Ensino Fundamental foi veiculada na TV no dia 25/11/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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Neste estudo, você vai entender que em toda construção textual há um objetivo comunicativo. Nesse processo de comunicação entre autor-texto-leitor, há informações contidas no texto de maneira explícita e de maneira implícita. Bons estudos!

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

9 ano – Língua Portuguesa

Em toda construção textual há um objetivo comunicativo. Nesse processo de comunicação entre autor-texto-leitor, há informações contidas no texto de maneira explícita e de maneira implícita. 

As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto, isto é, elas aparecem na superfície do texto. Desse modo, não é preciso que o leitor faça muitas reflexões, ou que leve muito tempo para notá-las, pois as informações estão escritas, nítidas, claras, objetivas. 

Observe o poema a seguir.

Minha sombra

De manhã
a minha sombra
Com meu papagaio e o meu macaco
Começam a me arremedar.
E quando saio
A minha sombra vai comigo
Fazendo o que eu faço
Seguindo os meus passos.

Depois é meio-dia.
E a minha sombra fica do tamaninho
De quando eu era menino.
Depois é tardinha.
E a minha sombra tão comprida
Brinca de pernas de pau.

Minha sombra , eu só queria
Ter o humor que você tem,
Ter a sua meninice,
Ser igualzinho a você.

E de noite quando escrevo,
Fazer como você faz,
Como eu fazia em criança:
Minha sombra
Você põe a sua mão
Por baixo da minha mão,
Vai cobrindo o rascunho dos meus poemas
Se saber ler e escrever.

LIMA, Jorge de. Minha Sombra InObra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958

De acordo com o texto, a sombra imita o menino

(A) de manhã.
(B) ao meio-dia.
(C) à tardinha.
(D) à noite.

Para responder essa questão, é preciso que você note que em cada parte do poema há um momento do dia. Em seguida, identifique em qual deles a sombra está imitando. À noite, a sombra “põe a mão por baixo da mão do menino”, como pode ser visto na última estrofe. À tardinha, a sombra brinca com pernas de pau. Ao meio-dia, a sombra fica pequena, como ele era quando criança. Essas informações estão explícitas na segunda estrofe. Pela manhã, a sombra começa a arremedar o menino. A palavra “arremedar” e sinônimo de “imitar”. Veja que a única resposta possível é a letra A.  

As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas do que está dito. Essas informações podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem. 

Veja o exemplo a seguir:

Luísa parou de tomar café.

O que está explícito e implícito no exemplo?

Bem, a informação dita, escrita, explícita é que Luísa parou de tomar café. Isso quer dizer que, se parou de tomar é porque antes ela tomava café. Essa informação não está escrita, não está explícita no texto, mas pode ser compreendida graças às pistas dadas na frase. Nesse caso, o verbo “parar”, conjugado na 3ª pessoa do singular, no tempo pretérito perfeito do indicativo, “parou”, indica que uma ação que estava em curso acabou.

Observe, agora, como os implícitos podem aparecer em questões. Leia o texto a seguir.

O Homem que entrou pelo cano

      Abriu a torneira e entrou pelo cano. A princípio incomodava-o a estreiteza do tubo. Depois se acostumou. E, com a água, foi seguindo. Andou quilômetros. Aqui e ali ouvia barulhos familiares. Vez ou outra um desvio, era uma seção que terminava em torneira. 

      Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante. 

      No primeiro desvio, entrou. Vozes de mulher. Uma criança brincava. Então percebeu que as engrenagens giravam e caiu numa pia. À sua volta era um branco imenso, uma água límpida. E a cara da menina aparecia redonda e grande, a olhá-lo interessada. Ela gritou: “Mamãe, tem um homem dentro da pia”. 

      Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto. 

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Cadeiras Proibidas. São Paulo: Global, 1988, p. 89.

O conto cria uma expectativa no leitor pela situação incomum criada pelo enredo. O resultado não foi o esperado porque

(A) a menina agiu como se fosse um fato normal. 

(B) o homem demonstrou pouco interesse em sair do cano. 

(C) as engrenagens da tubulação não funcionaram. 

(D) a mãe não manifestou nenhum interesse pelo fato.

Para responder essa questão, é preciso que o leitor faça um exercício de interpretação mais aprofundado, pois deve considerar as pistas dadas pelo texto. Nem tudo está dito de maneira explícita.

No texto, quando a menina grita a mãe, fica implícito que ela não agiu normalmente em relação ao homem que estava no cano. Em “Vários dias foi rodando, até que tudo se tornou monótono. O cano por dentro não era interessante.” Fica explícito que o cano não era interessante para o homem, que já estava chato, monótono. Essa informação não está no fim do texto, não é o resultado da narrativa. O funcionamento das engrenagens é mencionado no meio do texto e também não quebra as expectativas do leitor em relação ao que está acontecendo.

Na letra D, temos a mãe manifestando nenhum interesse pela situação fora do comum que sua filha está presenciando. No fim do texto, no último parágrafo é dito: “Não obteve resposta. Esperou, tudo quieto. A menina se cansou, abriu o tampão e ele desceu pelo esgoto.” De quem a menina não obteve resposta? Da mãe. A ausência dessa resposta deixa implícito que a mãe, ao não responder, demonstrou desinteresse pela situação. Essa informação não está escrita, com essas palavras, mas, pelo contexto e pelas pistas deixadas no último parágrafo, é facilmente compreensível que essa seja a resposta correta para o enunciado. 

Atividade 

Agora que você já consegue distinguir as informações explícitas das implícitas do texto, leia o texto a seguir. Na sequência, aponte sobre ele informações que estão explícitas e outras que estão implícitas.

A Costureira das Fadas

  Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as  modas.

– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.

Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou a fita métrica e ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.

 MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973. (Fragmento)


Habilidade estruturante:(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (resenha crítica, entre outros), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
Referências:http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/implicitos-e-pressupostos.html 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).