You are currently viewing Língua Portuguesa – Opinar e argumentar é só começar

Língua Portuguesa – Opinar e argumentar é só começar

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Fato é algo que aconteceu e que se pode provar a existência dele, isto é, aquilo que falamos que apresenta veracidade. Opinião é um ponto de vista a respeito de um fato. Ela não é, desse modo, um fato. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de pensar. Uma opinião pode ser validada por meio de argumentos. O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 9º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – OPINAR E ARGUMENTAR É SÓ COMEÇAR – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0QhgI_nLBLg> Acesso em: 27, set. 22

Responda às questões a seguir.

Fotos grátis de WordPress
Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-923188/> Acesso em: 27, set. 22

Leia o texto do blog chamado “A cada manhã”. Em seguida, responda às questões 1 a 4.

De volta à escrita

Parar na escrita é como parar no tempo: nada se produz, nada se diz, nada se mantém. Escrever, para mim, é uma válvula de escape, é exercer a ação de exteriorizar o que está guardado no meu inconsciente e, mesmo que não seja tão atrativo aos possíveis leitores, para a minha pessoa é exercício. Exercício de descanso, de evolução, de amadurecimento, de prazer… Escrever é mais que escrever simplesmente. Escrever é lidar com a vida, com os sonhos. É tornar possível o que de alguma forma nos priva de procurar liberdade, é tornar palpável o que nos foge das mãos. É exteriorizar o íntimo – sem desmerecê-lo – e tentar alcançar, de algum modo, quem para um minutinho sequer e dedica-se à leitura: sempre um prato novo a experimentar…

Por estes e tantos outros motivos, quero voltar a escrever, sejam textos melodramáticos, textos esperançosos de uma manhã mais viva e um sol com mais brilho, poesias de métrica ímpar – com arranhões e escapadas -, sejam músicas que me encantam, sejam escritas simples e nostálgicas, mas que sejam! Pior que apenas ser é não ser nada… Estou de volta à escrita…

Marlon Cássio. Blog A cada manhã. Disponível em: https://marloncassiomlp.blogspot.com/2012/04/de-volta-escrita.html Acesso em: 26, set. 22

QUESTÃO 1

Qual é o assunto central do texto? Que recorte acerca do assunto é discutido pelo autor?

QUESTÃO 2

O texto do blog é opinativo. Transcreva um trecho que evidencie uma opinião do autor.

QUESTÃO 3

No trecho “Escrever, para mim, é uma válvula de escape”, qual elemento textual enfatiza a opinião do autor?

QUESTÃO 4

No texto do blog, o autor apresenta alguns argumentos, por meio de motivos, para reafirmar a importância de retomar a escrita. Quais argumentos você usaria para encorajar alguém a retomar o hábito da escrita ou não abandoná-lo?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-9o-ano/

Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF89LP03-A) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, comentários, posts de blogs e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.).
(EF89LP03-B) Posicionar-se, de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.
(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (comentário, artigo de opinião etc.), posicionando-se frente a questão controversa de forma sustentada.
(EF89LP04-A) Identificar e diferenciar opinião de fato.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.